Em mais um ano, a Secretaria Municipal de de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS) realizou um almoço comemorativo de Natal para usuários e funcionários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). Com uma mesa farta de comidas natalinas, música e bate papo, os acolhidos tiveram, nesta terça-feira (27), uma tarde de animada para fechar o calendário de eventos do espaço. O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, esteve no evento.
Para a acolhida Franciele Paes, que vive há dois anos em situação de rua, a ceia especial oferecida pelo Centro POP tem um significado especial. “Foi bem legal, emocionante e proveitoso para a gente que vive em situação de rua. Durante o ano a gente já recebe o suporte daqui, mas essa ceia é muito especial. A gente queria estar com a família, mas como existem vínculos quebrados, os funcionários acabam sendo a nossa família.”, explicou.
A coordenadora do Centro POP, Poliana Soares, explicou que as atividades como o almoço de Natal são realizadas com a ideia de promover a integração entre os usuários e também para desenvolvimento da autonomia de cada um deles.
“Para mim, o sentimento é de muita gratidão por chegar ao final de mais um ano tendo vencido muitos desafios. Fazer essa comemoração com eles é importante, porque quando existe a integração a gente também promove autoestima. As duas coisas facilitam o atendimento, já que quando eles estão bem, eles ficam mais acessíveis. Eu gostaria de agradecer aos nossos funcionários, aos voluntários e a secretaria que contribuem muito para o sucesso do nosso atendimento”, disse a coordenadora. A subsecretária adjunta, Grazielle Gonçalves, e a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes, prestigiaram o evento.
As comemorações de Natal não aconteceram somente no Centro POP. No Abrigo Manoel Cartucho, que é uma das unidades de Serviço de Atendimento Institucional ligada à SDHS, os acolhidos e funcionários participaram de um jantar especial de Natal nesta segunda-feira (26). A festa de encerramento dos eventos do ano, além da ceia, contou com sorteio de brindes, presença do Papai Noel e entrega de presentes. Atualmente, cerca de 50 pessoas são atendidas na unidade, que oferece refeições, dormitórios, banho, além de serviços de psicologia e assistência social.