Campos tem seu “Dia Laranja” de combate à violência contra mulheres e meninas

O “Dia Laranja”, que tradicionalmente já conta com programações em Campos, agora tem uma data só sua. O prefeito Wladimir Garotinho sancionou a Lei nº 9.201, que institui o Dia 25 de Novembro dedicado ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no município. A data passa a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. A lei foi publicada no Diário Oficial deste mês.

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana, fala sobre a importância da data. “O Dia Laranja será um dia de abraço às mulheres e meninas vítimas de violência física e psicológica. O Brasil é o quinto país do mundo em casos de feminicídio. O laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas. Precisamos abordar esse tema, orientando as mulheres e conscientizando a população, para que possamos transformar as novas gerações, a fim de que todos se tratem com respeito, independente de gênero”, declarou.

Na data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, poderão ser promovidas atividades para conscientização, prevenção, orientação, combate ao abuso e exploração sexual e a todos os tipos de violência contra mulheres e meninas, em parceria com comércios, empresas e instituições dos segmentos públicos e privados. Instituições bancárias, educacionais, jurídicas e shopping centers poderão deixar banner fixo todos os dias de funcionamento, salientando-se que o arquivo padrão com a arte será disponibilizado no site da prefeitura.

Além disso, serão selecionados pela subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres, ou órgão que a venha a substituir, os jovens embaixadores que poderão divulgar em suas redes sociais e áreas de atuação as ações de enfrentamento à violência, tanto nas instituições de ensino quanto nas instituições empresariais que desejarem, sem nenhum ônus para o município.

HISTÓRICO DE ATIVIDADES – O “Dia Laranja” já é tradição nas programações do município. No ano passado, em 25 de novembro de 2021, duas blitzen educativas foram realizadas para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, em frente ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Em julho, no dia 25, foi realizado, no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), uma ação de conscientização e distribuição de material com informações sobre a rede especializada de enfrentamento à violência contra a mulher.