Notícias Recentes

Campos marca presença no Rio em eventos voltados para as mulheres

O município de Campos marcou presença em dois eventos realizados no Rio de Janeiro nesta terça-feira (29), Dia Internacional das  Mulheres Defensoras dos  Direitos Humanos. O primeiro foi “Por todas as Mulheres”, em comemoração aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, realizado no Salão Assyrio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A Subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, participou do evento, a convite da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro junto com a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, Hellen Mesquita, e a supervisora de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Monteiro.  

– A violência contra a mulher é cultural e não tem classe social. Vamos a cada dia avançar mais nesse combate. E o dia de hoje foi especial com a presença da ativista israelense Lili Bem Ami, fundadora da Associação Michal Sela Forum. Estamos unidas para salvar vidas – disse a primeira-dama do estado, Analine Castro.  

Segundo a subsecretária Josiane Viana, o evento favoreceu um debate com mulheres que atuam como profissionais em diversos espaços que possibilitam a formulação e desenvolvimento de Políticas para Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. “Hoje, Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos, ouvimos a ativista israelense Lili Ben Ami que, além de possuir uma história pessoal, que foi atravessada há três anos pela tragédia do feminicídio de sua irmã, utiliza instrumentos tecnológicos para combater a violência baseada em gênero e apoia a causa em diversos países com altos índices de violências contra a mulher”, afirma a subsecretária. 

O evento foi presidido pela primeira delegada a assumir no Brasil a Polícia Civil, Marta Rocha. Também participaram parlamentares, representantes do governo e de líderes comunitárias, que debateram e mobilizaram pessoas e organizações para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra as mulheres.  

Estavam presentes, ainda, a delegada de Polícia Civil do Rio de Janeiro e presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz; a coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha, a tenente coronel  da PMERJ, Claudia Moraes; a diretora da Deam do estado do Rio de Janeiro, delegada Gabriela Von Beauvais; defensora e coordenadora do Núcleo de Defesa do Direito da Mulher (Nudem), Flávia Nascimento; a coordenadora do Projeto Empoderadas do RJ, Érica Paes; a Chefe da área de modernização do Detran-RJ, Juliana Costa; a advogada e diretora do PRODERJ- DPO, Samya Massari, e  a subsecretária de Cuidados Especiais, Verônica Lê Gentil.  

Segundo evento – O segundo evento foi “Tecendo a rede: Fortalecimento do Fórum de Gestores e Conselhos Municipais do Estado do Rio de Janeiro” na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) do Rio de Janeiro.  O evento foi aberto pela presidenta, Edna Calheiros, e contou com a participação das diretoras Fátima Cidade e Helena Piragibe, além da coordenadora geral dos projetos do aditivo, Cládice Diniz.  

Na programação, estavam temas como “A questão do aborto: experiência do Hospital Fernando Magalhães”, abordado por Diana Diniz; “A importância da rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, por Cristina Fernandes, e Análise dos resultados coletados, abordado por Karla Gobo. 

 

Compartilhe: