Notícias Recentes

Prefeitura realiza ação coordenada para atender famílias atingidas pelas chuvas

Com as fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias, as Secretarias de Defesa Civil, Saúde e de Desenvolvimento Humano e Social estão em uma ação coordenada a fim de minimizar os impactos causados pelos alagamentos, especialmente em Serrinha, 15º Distrito de Campos. No local, em 24 horas, o acumulado foi de 341,3 mm, volume equivalente a três meses de chuva na região. 

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, informou que, nesta quinta-feira (1º), seis pontos estão sendo trabalhados no município: Dores de Macabu, Tocos, Parque Prazeres, Julião Nogueira, Imbé e Serrinha. “Estamos monitorando a Região do Imbé, onde, com as estradas inundadas, os moradores ficaram isolados. Mas não temos registro de desalojados ou desabrigados lá”. 

Na Estrada do Leite, em Serrinha, são duas famílias desabrigadas e sete desalojadas. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia colocou a Escola Ambrósio Souza à disposição da comunidade; mas, até o início desta tarde, as famílias que tiveram de abandonar suas casas preferiram ser acolhidas por parentes.  

“Pedimos que o cidadão evite ficar em áreas de risco. É necessário que todos fiquem em alerta, para não se colocarem em risco. Vamos também evitar jogar lixo em local inadequado. A Defesa Civil está realizando trabalho de limpeza de valas e canais e as secretarias de Serviços Públicos e de Obras e Infraestrutura realizam limpeza de bueiros e bocas de lobo para que haja o escoamento da água, mas precisamos da colaboração da população”, alerta Pascoutto. 

Água, cestas básicas e colchonetes estão sendo distribuídos às famílias atingidas pelas chuvas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, que, junto com a Defesa Civil, está dando assistência à população e orientando a respeito dos riscos. A equipe de enfermagem e vacinação da Secretaria de Saúde também está em Serrinha, a fim de atender às necessidades dos moradores, inclusive com a atualização da caderneta de vacinação. 

Na terça-feira (29), representantes das secretarias de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil, Empresa Municipal de Habitação (EMHAB), Secretaria de Serviços Públicos e Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins, se reuniram a fim de traçar trabalho em conjunto para minimizar os impactos das chuvas. Um mapeamento, realizado pela Secretaria de Defesa Civil, listou os locais que comumente alagam e precisam de intervenções, na maioria das vezes por obstrução em valas e na rede de drenagem de águas pluviais pelo acúmulo de lixo e vegetação.  

A Defesa Civil informa que o número 199 continua inoperante. A população pode acionar o órgão para o número (22) 98175-2512. 

Compartilhe: