Notícias Recentes

CEAM divulga rede de apoio à mulher no Ônibus Lilás

A equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista realizou nesta quinta-feira (11), ação de conscientização e divulgação da rede de apoio e enfrentamento à violência contra a mulher dentro do Ônibus Lilás – É Delas Para Elas.  A ação, realizada em parceria com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), aconteceu em dois momentos nesta tarde: na linha Penha x Estância, via Novo Jóquei x Centro e, em outro horário, na linha Penha, via Vila Manhães x Centro. Nesta sexta-feira (12), outra ação será realizada. A programação faz parte da campanha Maio Amarelo. 

Em cada viagem, havia 78 mulheres pagantes, além dos idosos e Pessoas Com Deficiência (PCD), totalizando pouco mais de 150 mulheres ida e volta. “Consideramos a ação no Ônibus Lilás uma ótima oportunidade para levar o nosso alerta a todas as mulheres e informar quais são as nossas redes de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres. Também, aproveitamos para desejar um Feliz Dia das Mães a todas”, afirma a subsecretária Josiane Viana. 

O Ônibus Lilás atende mulheres de todas as idades, pessoas que se identifiquem no gênero feminino e crianças de até 10 anos acompanhadas de pessoas do gênero feminino. O ônibus, que possui ar condicionado e carregador de celular, foi destinado pelo Consórcio União, com projeção de inserção de mais carros. 

– Em virtude de crimes contra a dignidade sexual praticados por homens que se aproveitam da grande aglomeração de pessoas dentro dos transportes públicos, a criação do Ônibus Lilás é um destes mecanismos necessários ao enfrentamento da violência em nosso município. E ele não será o único equipamento – informa a subsecretária.  

A rede de proteção à mulher, em Campos. conta com equipamentos como CEAM, Casa Abrigo da Mulher Benta Pereira, Delegacia Especializada Atendimento à Mulher (DEAM), Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), Ministério Público e Judiciário. 

 

Compartilhe: