Notícias Recentes

Restaurante do Povo oferece curso de tranças para os frequentadores

O Restaurante do Povo, equipamento municipal que oferece refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social, avança no atendimento ao público e agora a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social oferece também um curso voltado para quem deseja se tornar tracista. 

Com a primeira turma já em aulas, pelo menos 10 usuários que frequentam o espaço para se alimentar já estão aprendendo técnicas capilares para que, em até dois meses, tempo de duração do curso, possam trabalhar com tranças e conseguir uma renda extra. As aulas acontecem duas vezes na semana. 

Durante o curso, que é voltado para todos os frequentadores, sendo homens, mulheres, jovens e idosos, os alunos apendem técnicas como a confecção de trança nagô, colocação de jumbo, megahair e rabo de cavalo. Os alunos também trocam experiências entre si, servindo de modelo para prova de aprendizado durante o curso. Por questão de higiene, todas as aulas acontecem em um espaço fechado que fica fora do salão em que as refeições são oferecidas. 

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o Restaurante atingiu no mês passado a marca de 1 milhão de refeições oferecidas. Por dia, são 1.500 refeições, entre café, almoço, lanche da tarde e jantar. O espaço reforça a rede de proteção social do governo Wladirmir Garotinho, que tem como um dos objetivos a segurança alimentar da população. 

O curso de trancista é ministrado pela professora Karolayni da Silva, que dá aulas desse segmento há dois anos. Para ela, os alunos têm um potencial muito grande para ter renda através das tranças. Ela ainda se diz muito animada para a conclusão dessa primeira turma. “Eu aprendi tudo o que eu sei das tranças através de uma prima. Como eu comecei de baixo, é muito gratificante ver a garra desses alunos em aprender e querer trabalhar. Eu espero que todos tenham muito sucesso. No final, eu tenho certeza que teremos uma festa muito linda de formatura. Todos merecem muito.”, disse.

Com apenas 14 anos de idade, Mirela dos Santos frequenta o Restaurante e está no curso. Para ela, as aulas são uma oportunidade para ter a primeira profissão e ajudar nas contas de casa. “Quando eu soube que aqui no Restaurante estava oferecendo o curso, eu logo me interessei porque eu achei muito legal. Eu quero abrir um salão ou atender de forma particular. É uma forma de já ter meu dinheiro e ajudar os meus pais em casa”, disse a jovem. 

“Eu já trabalhei com muita coisa. Meu objetivo com esse curso é aprender para que eu tenha um negócio próprio, que com certeza vai me ajudar bastante com as contas de casa. Essa nova profissão vai fazer com que eu tenha mais dinheiro e experiência”, explicou a frequentadora e dona de casa Ana Lúcia da Silva, de 62 anos. 

Por enquanto, essa é a primeira turma do curso. Uma nova turma deve ser aberta nos próximos meses, assim que esse grupo concluir e se formar. Os interessados devem ficar atentos aos avisos dentro do próprio Restaurante do Povo. Além disso, nas publicações das redes sociais da Prefeitura, do próprio Restaurante e também da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

 

Compartilhe: