Notícias Recentes

Subsecretaria divulga rede de enfrentamento à violência contra a mulher em escolas

A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres vem divulgando a rede de enfrentamento à violência contra a mulher nas escolas públicas e particulares do município. O objetivo, segundo a subsecretária Josiane Viana, é conscientizar jovens e prevenir relacionamentos abusivos e violência doméstica. No último dia 25, a equipe da subsecretaria e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista estiveram no Colégio Estadual Notival Pedro Moll, em Rio Preto, distrito de Morangaba.

A solicitação foi feita pela própria unidade escolar, dentro do projeto de Saúde e Bem Estar na Escola. “A escola nos enviou um ofício solicitando uma palestra com a psicóloga Ana Paula Vasconcelos e foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre esse tema que, muitas vezes, está no dia-a-dia desses adolescentes, mas nem sempre é possível identificar. Queremos prevenir namoros abusivos e relacionamentos tóxicos que venham se transformar em estatísticas de violência”, disse Josiane.

Ela lembra que há vários tipos de violência, por isso, às vezes, não é identificada. “A violência psicológica, por exemplo, nem sempre é vista como violência porque tem pessoas que só consideram como violência a que é física. Os jovens precisam saber identificar e ligar o sinal de alerta sempre que presenciarem ou vivenciarem situações desta natureza”, informa a subsecretária.

Rede de enfrentamento à violência – Em 2021, o prefeito Wladimir Garotinho criou uma subsecretaria específica para as mulheres e, em setembro, inaugurou o Ceam. Campos possui uma rede de proteção à mulher que inclui a Casa Benta Pereira, acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), inaugurada em 2014 e a Patrulha Maria da Penha do 8º BPM. O Ceam funciona na Rua dos Goitacazes, nº 257. Centro.

Através de parceria com o Governo do Estado, Campos também ganhou um polo do Programa Empoderadas, que oferece aulas de defesa pessoal através das artes marciais. O polo funciona na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

Compartilhe: