Notícias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social publicou AQUI, no Diário Oficial desta segunda-feira, o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para contratação dos profissionais que vão fazer parte do Programa “Criança Feliz”. A seleção dos candidatos vem acontecendo por meio de análise de titulação comprovada. A SMDHS também já disponibilizou AQUI o formulário para os candidatos que desejam entrar com o recurso, que começa nesta terça-feira (15).

As vagas são para supervisor e visitador do programa. E o Diário Oficial desta segunda também traz a lista dos candidatos reprovados, que são aqueles que não apresentaram documentos pessoais corretamente, de acordo com o item 7.6 do Edital, ou aqueles que não apresentaram os documentos correspondentes com a graduação mínima exigida discriminada no anexo A do Edital. Confira o Edital AQUI.

A contratação dos profissionais é temporária. Inicialmente, o trabalho deve durar 12 meses, mas pode ser prorrogado. As vagas disponíveis são para as funções de supervisor e visitador do Programa Criança Feliz. Para supervisor, são 11 vagas, sendo uma vaga reservada para pessoa com deficiência. Já para visitador, são 87 vagas disponíveis, com quatro reservadas também para pessoas com deficiência.

Executado no município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social desde 2023, o Criança Feliz é um programa federal voltado para atender à primeira infância, contemplando gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de até 6 anos para pessoas com deficiência. Por meio de visitas domiciliares, os visitadores do programa acompanham e estimulam o desenvolvimento infantil por meio do brincar e a interação familiar. Desde sua implementação, o Criança Feliz já realizou mais de 75 mil visitas domiciliares.

CALENDÁRIO DE ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DO CRIANÇA FELIZ

– Publicação do Edital: 18/06/2025

– Período de Inscrição Online: 23/06/2025 e 26/06/2025

– Análise documental dos Candidatos: 27/06/2025 a 11/07/2025

– Publicação do resultado preliminar no Diário Oficial do Município: 14/07/2025

– Período de apresentação de recursos (revisão dos pontos contabilizados nos títulos declarados): 15/07/2025

– Análise dos recursos protocolados: 16/07/2025 e 17/07/2025

– Publicação do resultado final homologado e 1ª convocação dos candidatos Diário Oficial do Município: 21/07/2025.

 

O polo do Café do Trabalhador de Guarus, que ainda funciona na Praça do Amarelinho, vai mudar de lugar a partir da próxima terça-feira (15). Os kits de café da manhã serão oferecidos em frente à Ponte Barcelos Martins (ponte de ferro), no calçadão da Vila Olímpica Lulu Bêda, no Jardim Carioca. Apesar da mudança, o horário de distribuição continua sendo a partir das 6h30.

A mudança do Café do Trabalhador de Guarus faz parte do processo de descentralização dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que desenvolve a oferta do café em parceria com o Governo do Estado. Em maio, a unidade que funciona na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, foi transferida para a Praça São Gonçalo, em Goitacazes, contemplando moradores do distrito e de bairros vizinhos.

O Café do Trabalhador oferta cerca de 500 kits de segunda a sexta-feira, com café comum ou com leite, pão e fruta. O objetivo principal da oferta do café da manhã é garantir a segurança alimentar dos munícipes que circulam por esses locais a caminho do trabalho, mas na correria ou por falta de recursos não conseguem realizar a refeição, que é uma das mais importantes do dia.

A localidade de Babosa vai receber na próxima quarta-feira (16) a 60ª edição do programa “Social + Perto”. A população vai poder contar com uma série de serviços, das 9h às 13h, na Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira. Será a segunda vez do programa na região, que atendeu a população com diversos serviços gratuitos na sua 42ª edição, realizada em fevereiro de 2024.

‌De forma gratuita, o Social +Perto de Babosa vai oferecer para a população atendimentos como atualização e inclusão do CadÚnico; informações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); assistência jurídica; vacinas; atendimento médico; massoterapia; confecção da Caderneta do Idoso; corte de cabelo; designer de sobrancelha; esmaltação e recreação infantil.

Com mais de 22 mil atendimentos desde a sua criação, em 2022, o objetivo do Social + Perto é levar serviços do governo municipal à população que vive em locais mais distantes da região central. Além da Secretaria de Desenvolvimento Humano, o evento acontece em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Completar 60 edições de um programa que foi criado justamente para estar mais perto das pessoas é uma grande satisfação para todos nós que atuamos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O Social + Perto, que no início era apenas um projeto, se tornou uma realidade e está cada vez mais dentro dos bairros, distritos e localidades mais distantes do centro do nosso município. É a Assistência Social na ponta, levando serviços importantes para a população”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

SERVIÇOS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SOCIAL + PERTO DE BABOSA

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, carteira do idoso e BPC/LOAS)

– Atendimento com advogados (pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);

– Atendimento de CRAS e CREAS;

– Cadastro no Programa Criança Feliz;

– Animação Cultural;

– Corte de Cabelo;

– Esmaltação;

– Designer de sobrancelha;

– Trancista;

– Avaliação nutricional;

– Rede de apoio à mulher (ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);

– Atendimento médico (clínico geral);

– Vacinação de rotina, Covid e gripe;

– Aferição de pressão;

– Teste de glicemia;

– Massoterapia.

 

Foi encerrada na sexta-feira (11) a XVI Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, foi iniciado na quinta-feira (11) com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Foram debatidos cinco eixos temáticos e escolhidos os delegados e propostas que vão representar o município na 14ª Conferência Estadual da Assistência Social.‌

A XVI Conferência Municipal de Assistência Social de Campos reuniu nesses dois dias profissionais da área, representantes da sociedade civil, membros do governo municipal e usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O evento foi marcado por discussões e debates sobre os avanços conquistados, ações que devem ser implementadas para o fortalecimento do SUAS, além de construção de propostas municipais que serão debatidas no âmbito estadual.‌

“A Conferência é o espelho daquilo que a gente está executando na Política de Assistência Social através do SUAS. Esse encontro serve como um fortalecimento do controle social e de avaliação da política pública municipal para que possamos traçar melhorias, alinhar metas e olhar o que a gente fez de bom”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.‌

A presidente do CMAS, Mericelly Bastos Vilela, reforça que a Conferência Municipal é um importante mecanismo de discussão e debates para melhoria da política de Assistência Social, principalmente para os equipamentos, profissionais da área e usuários do SUAS.‌

“A Conferência é um momento de diálogo em que a gente pode ouvir os usuários, os profissionais de forma ampla, e pensar proposta para a Política de Assistência. Este ano, por exemplo, é o ano em que a gente elabora o Plano Municipal de Assistência Social Então, o que é melhor para aprimorar do que ouvir os trabalhadores e os usuários? A partir dessa escuta, a gente pensa em propostas que melhorem o serviço na ponta, como o CRAS. Além disso, melhorar a estrutura dos equipamentos para os trabalhadores e valorizar os profissionais”, reforçou.‌‌

Último dia da Conferência

No último dia de evento, foram discutidos cinco eixos temáticos com assuntos sobre acesso e diversidades, integração de benefícios e serviços, aperfeiçoamento, gestão e sustentabilidade financeira. Desses temas, a plenária elegeu deliberações para o próprio município, Estado e União. Também foram eleitos os delegados que vão representar Campos na Conferência Estadual. O evento também contou com palestras ministradas pela diretora da Gestão do SUAS em Campos, Aline Giovannini, além de Valter Martins, Marilene Parente e Neusa Cavalcante Lima.

Com o tem “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, foi iniciada na noite desta quinta-feira (10) a XVI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que acontece até esta sexta-feira (11) no campus antigo da Universidade Federal Fluminense (UFF), reúne profissionais da área, entidades assistenciais, representantes do poder público e da sociedade civil e usuários com o objetivo de avaliar a política de assistência social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A XVI Conferência Municipal de Assistência Social é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Durante a abertura do evento, o secretário Rodrigo Carvalho falou sobre o avanço da Política de Assistência Social no município.

“Hoje, antes da Conferência, eu analisei o conteúdo da edição de 2021, quando ainda estávamos em pandemia. Pude percebeu o quanto a gente avançou e tem avançado. Um dos eixos discutidos na época era sobre a retomada de um programa de transferência de renda, algo que é uma realidade hoje com o Cartão Goitacá. Também estava em pauta a construção do CRAS e hoje temos uma sede própria no Farol, que é a 15ª unidade no município. A Conferência também serve para que, daqui a quatro anos, possamos concluir metas que foram discutidas nos eixos estabelecidos neste ano com apoio de todas as nossas equipes”, disse Rodrigo.

O secretário ainda reforçou outros avanços alcançados pela SMDHS como criação de Residências Inclusivas, implantação do Criança Feliz, reabertura do Restaurante do Povo, criação do Social + Perto e do Café do Trabalhador, aumento de 10% no valor do financiamento da Prefeitura para as instituições socioassistenciais.

A subsecretária Grazielle Gonçalves falou da importância da Conferência para a garantia de direitos no SUAS.

“A Conferência é um momento importante pelas discussões, pelas diretrizes e pelas cobranças para que possamos alinhar o que podemos avançar pelos nossos usuários em situação de rua ou aqueles que estejam em vulnerabilidade social. Que a gente nunca perca o olhar humano e não deixe que nenhuma burocracia possa sobrepor a garantia de direitos”

Além de cerimônia de abertura, o primeiro dia evento ainda contou com leitura do Regimento Interno da XVI Conferência Municipal de Assistência Social, apresentações culturais, debates e palestra magna com a professora Heloísa Helena Mesquita.

A Conferência Municipal antecede a realização das conferências estadual e nacional. Nesta sexta-feira, segundo e último dia de encontro, serão realizadas duas mesas. A primeira terá como tema “O SUAS em Campos dos Goytacazes” e a segunda “Mapeamento e Diagnóstico Socioterritorial do Programa Bolsa Família em Campos dos Goytacazes. Todos os assuntos debatidos farão parte dos cinco eixos que já foram definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social que são: acesso e diversidades; integração de benefícios e serviços; aperfeiçoamento; gestão; e sustentabilidade financeira.

“A gente avançou muito nesses últimos anos, mas ainda temos muito o que percorrer. A Conferência é um espaço fundamental para isso, porque a partir daqui que a gente propõe, pensa e dialoga. Aqui temos a sociedade civil, em especial os usuários, os trabalhadores, os representantes das instituições e do governo. Não podemos retroceder e precisamos continuar pensando na qualidade dos equipamentos como os CRAS e CREAS, além dos atendimentos aos usuários”, disse a presidente do CMAS, Mericelly Bastos Vilela.

Ao final, nesta sexta-feira, haverá plenária e votação das propostas, eleição dos delegados e apresentação, e votação das moções. O evento será finalizado com um coffe break entre os participantes.