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A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social a convite da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta segunda-feira (25) o trabalho desenvolvido pela pasta para as assistidas do Projeto Beija-Flor, do Programa Follow-Up, que realiza atendimento especializado às crianças prematuras de risco após alta hospitalar. O encontro aconteceu na Cidade da Criança, local onde funciona o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), sede do programa.

Na ocasião, as jovens mães foram esclarecidas sobre os serviços disponibilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, bem como funcionam os programas e benefícios que esses equipamentos ofertam. A iniciativa teve como objetivo aproximar as famílias em situação de vulnerabilidade social da rede de assistência, além de esclarecer dúvidas.

A equipe do Programa Criança Feliz, que atende crianças de zero a seis anos de idade, por meio de visitas domiciliares com objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, também participou do encontro com as jovens mães. Implantado há 4 meses em Campos, o programa já realizou mais de 10 mil visitas domiciliares, estando presente em todas as regiões do município, abrangendo a área de cobertura dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Atualmente, 1.287 famílias estão sendo acompanhadas pelo Criança Feliz.

A Prefeitura, através das Subsecretarias de Igualdade Racial e Direitos Humanos e a de Justiça e Assistência Judiciária, ligadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, nesta segunda-feira (25), o 1º Mutirão de Requalificação de nomes e gênero voltado para pessoas transexuais e travestis. A ação, que aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador, teve como objetivo garantir o direito à identidade por meio da renovação de nome e gênero no Registro Civil de pessoas trans. Cerca de 40 pessoas saíram com a solicitação de requalificação de documentação civil proferida.

O Mutirão de Requalificação aconteceu em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto Justiça Itinerante, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Centro Estadual de Cidadania LGBT+. No local, além do público população LGBTQIAPNB+, a população em geral pôde contar com atendimentos, como vacinação, aferição de pressão, orientação jurídica, mental, entre outros.

Emocionada, a estudante Luma Oliveira, de 24 anos, foi uma das primeiras a ter o pedido atendido e já saiu com os documentos prontos.

“Eu estou aliviada. Eu sabia que era algo muito importante, mas pela dificuldade do processo, eu acabei postergando. Com o mutirão, já que o serviço foi previamente agendado e tudo foi centralizado, eu consegui resolver rápido e foi a salvação da minha vida”, disse a estudante.

Segundo a subsecretária de Justiça, Danielle Campos, a iniciativa reforça a parceria entre os órgãos para levar direitos importantes à população transexual e travesti da cidade. “Esse evento, que foi realizado com uma parceria entre órgãos municipais e estaduais, traz todo um contexto do direito à autodeterminação, do direito de escolher o seu nome, que é fundamental e constitucional. Hoje as pessoas saíram daqui com um documento importante para que possam resolver outras questões da sua vida. Continuaremos chamando atenção da sociedade para o respeito à diversidade, a identidade de gênero e seguindo na luta pelo fim da transfobia”, explicou.

“Para a SIRDH, promover ações como a de hoje trata de oferecer serviços aos grupos que foram excluídos da agenda de políticas públicas. Para isso, a gente vem desenvolvendo ações desde o início do governo do prefeito Wladimir, que nos orienta e pede que a gente trate as pessoas de forma humanizada. Para a gente é muito importante fazer esse movimento que assiste essa comunidade que há muito tempo foi desassistida”, disse o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho.

O artista visual Vita Evangelista, de 38 anos, já possui o nome social registrado, mas acredita que a requalificação civil de nome e de gênero vai permitir a garantia dos seus direitos e a diminuição da transfobia.

“Mesmo com o nome social, os locais ainda olham e desconsideram esse fato. Acredito que tendo o nome retificado, faz com que diminua a possibilidade de as pessoas cometerem transfobia. Apesar da requalificação não isentar ninguém de sofrer essa violência, a possibilidade é diminuída”, disse.

“A requalificação é garantia de direitos como qualquer outro cidadão tem acesso. O nome é muito importante para a nossa identidade e de como a gente se vê em sociedade. Eu acredito que com a mudança de nome a gente possa usar todos os mecanismos, inclusive para o acionamento da Justiça em casos de tranfobia”, disse a estudante Melissa Assis, de 25 anos, que também foi atendida no mutirão.

Atendimento à população LGBTQIAPNB+ – A Prefeitura, através da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, realiza desde 2021 ações em defesa da população LGBTQIAPNB+. Com o projeto “T+ação”, o órgão desenvolve políticas públicas em parceria com os equipamentos de saúde, educação e assistência social do município para garantir serviços básicos para pessoas travestis e transexuais. A subsecretaria ainda promove a entrega de cestas básicas.

 

 

Idosos, adolescentes e crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizaram durante esta semana o plantio de 30 mudas de árvores frutíferas, doadas pela Secretaria de Agricultura, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. A ação aconteceu nas 26 unidades do SCFV, localizadas nas áreas de abrangência dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O primeiro plantio foi realizado essa semana na pracinha localizada na frente do CRAS Custodópolis, que recebeu um pé de amora. A ação continuou durante a semana, passando pelas unidades Codim, Jardim Carioca, Esplanada, Chatuba, Parque Guarus, Ururaí, Santa Cruz, Jockey, Aeroporto, Chatuba, Morro do Coco e Dores.

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como um de seus temas dos percursos trabalhados, o meio ambiente e uma de suas metas ações no território onde os grupos estão inseridos. Pensando nisso, aproveitamos a data do dia 21 de setembro, dia da árvore, para plantarmos uma muda de árvore em diversas localidades do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que nos cedeu 30 mudas de árvores frutíferas, que foram distribuídas pelos locais onde atuamos e plantadas pelas nossas crianças, adolescentes e idosos”, destacou Deborah Carvalho, coordenadora do SCFV.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza nesta quinta-feira (21), mais uma entrega do Cartão Goitacá. Desta vez, 985 novas famílias estão sendo inseridas no benefício de transferência de renda no valor de R$ 200. As famílias já estão recendo o Cartão carregado. O evento aconteceu na Vila Olímpica do Jardim Carioca e contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do secretário Rodrigo Carvalho, da subsecretária Grazielle Gonçalves, além das equipes da SMDHS.

Com essa entrega, o Cartão Goitacá chega a marca de pouco mais de 17 mil famílias atendidas. A previsão é atingir o número de 20 mil cartões entregues até o final deste ano.

“Em Campos, benefícios como o Cartão Goitacá foram criminalizados. A gente está entregando ao povo da nossa cidade um direito do cidadão. E para que nunca mais seja retirado esse direito, nós aprovamos uma lei municipal que garante o benefício. Então, independente de quem seja o prefeito daqui para frente, ele não poderá tirar a comida da mesa de quem precisa”, disse o prefeito Wladimir.

“Eu moro sozinha, então o Cartão Goitacá vai ajudar muito e já vou sair daqui direto para fazer as minhas compras. Eu estou muito feliz pelo o que o prefeito está fazendo pela a nossa cidade”, disse a nova beneficiária Ana Maria Costa, de 67 anos.

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Funcionários que atuam em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em acolhimentos municipais passaram por uma capacitação nesta semana. A imersão para os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) aconteceu com o objetivo de promover o alinhamento dos serviços oferecidos por estes equipamentos, além de discutir a renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais para que o atendimento ao público alvo, ou seja, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, seja feito de forma adequada. A ação, que incluiu dinâmicas em grupo, foi iniciada na segunda-feira (18) e terminou nesta quarta-feira (20) com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e faz parte do Plano de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS.

Durante a capacitação desta semana, participaram cerca de 50 funcionários. Eles estão divididos entre equipe administrativa (auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, porteiros, recepcionistas e encarregados) e equipe pedagógica (orientadores sociais, facilitadores de oficinas, pessoas que realizam abordagens sociais e visitadores do Programa Criança Feliz). Os colaboradores são das unidades do CRAS do Parque Guarus, Jardim Carioca Jóquei, Custodópolis e Codin. Dos acolhimentos, participam pessoas que trabalham na Casa de Passagem, Lar Cidadão, Residência Inclusiva, Acolhimento Benta Pereira e Acolhimento Manoel Cartucho.

De acordo com a coordenadora da Gestão de Trabalho do SUAS, Darcilene Fiuza, com a imersão, os funcionários da rede assistencial participam de atividades e discussões que promovem o aprimoramento da prestação de serviços, benefícios e programas que são voltados à população que vive em risco. “A gente realiza todo um trabalho que envolve rodas de conversa com todos eles a respeito da Política de Assistência Social. A capacitação está acontecendo como forma de alinhamento do serviço prestado. Nós tivemos algumas mudanças em nosso quadro de servidores e essas atividades são de grande importância para que todos estejam nivelados e falando a mesma”, explicou.

“Aqui, eu estou aprendendo muita coisa. No acolhimento que eu trabalho, realizo a função de cuidadora. Além de cuidar, temos o trabalho de acolher, de escutar e de ajudar. É importante saber qual é o nosso papel, porém é sempre bom ajudar. Eu estou me atualizando cada vez mais para que os nossos assistidos tenham o melhor atendimento”, disse Katia Barros, que trabalha como cuidadora no Lar Cidadão.

IMERSÃO COM AS EQUIPES DO SUAS VAI ATÉ NOVEMBRO – As ações de promoção de alinhamento dos serviços e atendimentos continuam até o mês de novembro. Na semana que vem, do dia 26 ao dia 28 de setembro, participam da capacitação as equipes do CRAS de Morro do Coco, Travessão, Parque Esplanada, Ururaí, Matadouro, Chatuba, Goitacazes, Penha, além das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) I, CREAS II e CREAS III. Participam ainda na semana que vem os funcionários que fazem parte da gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.