Centro Especializado de Atendimento à Mulher

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, é  a porta de entrada especializada para atender mulheres em situação de violência. A  rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, conta com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), se chama Mercedes Baptista, uma homenagem à campista, primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1948, e foi a responsável pela criação do balé afro-brasileiro.  A escolha pelo nome de Mercedes é uma homenagem ao seu centenário, comemorado este ano.  O Ceam funciona na Rua dos Goytacazes, número 257, no Turf Club. O local é o mesmo onde funcionou há anos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).

“Mercedes Baptista tem uma história de empoderamento e luta, uma mulher que viveu à frente do seu tempo.  Embora tenha feito história a se tornar a primeira bailarina negra e a integrar o corpo de balé do Theatro Municipal do Rio que, naquela época, era muito restrito, suas maiores  contribuições para a cultura brasileira se concretizaram fora do balé.  Ela foi responsável  por consolidar a identidade da dança afro-brasileira e divulgar mundo afora” , disse Josiane, ao explicar o motivo da escolha para dar nome ao Ceam.

Iniciou seus estudos no balé em 1945 com a bailarina Eros Volúsia. Mais tarde, a convite da coreógrafa e antropóloga Katherine Dunham, que criou nos Estados Unidos uma companhia de dança exclusivamente formada por bailarinos negros, Mercedes foi para lá, onde teve aulas de dança moderna e atuou no ativismo negro.  De volta ao Brasil, criou o Ballet folclórico Mercedes Baptista, responsável pela consolidação da dança moderna do Brasil.

Apesar de toda relevância da história de Mercedes Baptista, ainda não havia em Campos nenhuma homenagem a ela, enquanto no Rio de Janeiro existe uma estátua em homenagem a ela em uma área da zona portuária do escultor Mário Pitanguy. “Mercedes abriu muitas portas e ofereceu oportunidade para artistas negros e foi uma personagem  fundamental na luta antirracista, além de valorizar a arte e a cultura negra brasileira”, disse a subsecretária.

Rede de enfrentamento – Interessados em informações sobre a rede de enfrentamento à mulher podem entrar em contato com a subsecretaria e o Ceam, através dos telefones (22) 98175-0160 (SMPM) e (22) 98175-0180.  O município de Campos ganhou em 2021 importantes equipamentos de políticas públicas para garantia dos direitos das mulheres em situação de violência. Além da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho no início do ano passado, também foi inaugurado o Ceam Mercedes Baptista, porta de entrada para atender mulheres em situação de violência. O Ceam completa a rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, que vai contar com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.