A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres desenvolveu, na última segunda-feira (25), no Dia do Produtor Rural, ações voltadas à saúde da mulher na comunidade de Campelo, na área rural do município. O evento, com vários serviços, foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. As ações foram desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Campelo.
Entre os serviços oferecidos pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres foram designer de sobrancelhas, nutricionista, manicure e trancista, além do sorteio de brindes. A psicóloga do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Baptista (Ceam), Gabriela Schott, ministrou palestra sobre Relacionamento Abusivo.
“Além de conscientização sobre como evitar relacionamentos abusivos, também oferecemos um Espaço da Beleza durante a programação com três designers de sobrancelhas, uma manicure e uma trancista, ações que contribuem para elevar a autoestima das mulheres”, explica a subsecretária, Josiane Viana.
A Subsecretaria, criada no ano passado pelo prefeito Wladimir Garotinho, promove uma série de ações durante o ano, que incluem informação, orientação e atividades para as mulheres. O município ganhou equipamentos como o Ceam Mercedes Baptista e um núcleo do Programa Empoderadas na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, além de desenvolver no dia 25 de cada mês o Dia Laranja, e o Projeto Maria da Penha vai à escola, que visa conscientizar alunos sobre o cenário de violência, que tem vitimado tantas mulheres, e a informar sobre a rede especializada de enfrentamento à violência, através dos equipamentos, aplicativos e dos canais de denúncia.