Notícias Recentes

Preparativos finais para homenagem e exposição do acervo de Mercedes Baptista

Equipes da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), se reuniram semana passada no Teatro Municipal Trianon. O objetivo foi definir os preparativos finais do recebimento do acervo de Mercedes Baptista para a exposição que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto.

No encontro, as equipes também abordaram a organização do cronograma dos dois dias de homenagens aos tutores do acervo e autor da Biografia de Mercedes. “É muito emocionante estarmos revivendo a história da Mercedes Baptista, uma ilustre campista que, antes de dar nome ao Ceam, não tinha nenhuma homenagem em sua terra natal e, agora, também terá uma exposição. Neste processo, estamos vivendo o dia-a-dia de Mercedes e convivendo com pessoas que estiveram com ela”, disse a subsecretária Josiane Viana.

A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Cabral, vem acompanhando todo processo de doação do acervo de Mercedes Baptista para Campos. “Uma grande emoção em cada detalhe deste acervo. Minha primeira conquista como Gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, atendendo ao pedido do nosso Prefeito que gostaria de homenagear um familiar da Mercedes. Além da homenagem, conseguimos trazer parte do acervo para ficar em nosso Museu, além de conquistar a amizade, carinho e confiança dos amigos, tutores e o biógrafo de Mercedes. Uma grande conquista para a cultura de nossa cidade”, disse Patrícia.

Se fosse viva, Mercedes teria completado 101 anos no dia 28 de março, dia em que também se comemora a elevação de Campos à categoria de cidade. A subsecretária Josiane Viana e a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Cabral, localizaram os tutores do acervo, os amigos Ruth Rafael e Jailton Mangabeira, ano passado, no Rio, onde estiveram. O evento contará com a presença dos dois amigos e do biógrafo de Mercedes, Paulo Melgaço.

Além da exposição e de homenagens, o evento vai contar com apresentação de música e dança. “Fizemos uma chamada de vídeo para dona Ruth para que ela pudesse escolher o repertório. Vai ser emocionante a participação dela e teremos, também, a participação de uma ex-aluna de Mercedes na dança”, adianta Patrícia.

Também participaram da reunião a diretora executiva de Artes e Ofícios, Kátia Macabu; os instrutores de artes e ofícios, Fabrício Simões  e Rossine Reis; a coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard; Paulo Jober, do setor de Artes Visuais, e a estagiária do museu, Milena Castelo Branco.

A busca por familiares e amigos de Mercedes Baptista começou atendendo a um pedido do prefeito Wladimir Garotinho, que queria fazer a justa homenagem a pessoas próximas à bailarina centenária. A primeira homenagem a Mercedes Baptista aconteceu em 2021, ao dar nome ao Ceam, equipamento que também receberá uma peça do acervo.

Compartilhe: