A Policlínica da Terceira Idade completou 1 ano. Inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021, ela já realizou cerca de 46 mil atendimentos. O aparelho da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada às Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e Saúde, oferece atividades socioassistenciais, socioeducativas e físicas, atendimento humanizado para os idosos, além de uma série de especialidades médicas: geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, hematologia, gastrologia, cardiologia, angiologia, pneumologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia e dermatologia. O local fica situado na Rua Rodrigues Peixoto, 91, no Parque Tamandaré.
A subsecretária, Rosilane Tavares, destaca a importância do espaço, principalmente, durante a crise sanitária causada pela Covid-19. “Em meio à pandemia que vivemos recentemente, muitos idosos deixaram de procurar seus médicos e, até mesmo, tiveram tratamentos interrompidos. O prefeito Wladimir inaugurou a Policlínica e já reformou e reabriu dois Clubes da Terceira Idade (Parque Tamandaré e Dores de Macabu) para atender nossa população idosa. Hoje, nós oferecemos diversas especialidades médicas, tratamentos como fisioterapia e hidroginástica, além de exames cardiológicos. Promovemos também os serviços de convivência como artesanato, palestras motivacionais e turismo”, afirma.
Frequentadoras da policlínica, a dona Elza Souza e a Luci Ferreira elogiam o espaço e os atendimentos que recebem. “Eu gosto muito da policlínica, eu acho muito boa. O atendimento dos médicos é ótimo, eu já fui atendida por vários”, disse Elza, de 80 anos.
“Foi muito boa a iniciativa da prefeitura de criar uma policlínica só para o atendimento da terceira idade. Eu venho em vários médicos. Venho a cardiologista, oftalmologista e ortopedista. Todos eles me atendem muito bem”, comentou Luci, de 81 anos.
Quem também não poupa elogios ao espaço é a dona Geanete Siqueira, de 79 anos. “Eu gosto muito da policlínica. Antes, no Clube da Terceira Idade, tínhamos apenas recreação e, agora, temos atendimento médico. Isso facilita muito para nós, frequentadores”, declarou.
Além dos atendimentos clínicos, o espaço também oferece atividades socioassistenciais, socioeducativas, físicas, como aulas de hidroginástica, alongamento e ginástica, além de violão, coral, artesanato, entre outras.
A policlínica funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os agendamentos de consultas dos cadastrados e informações são feitas por meio dos telefones (22) 98126-3889, (22) 98175-0571, (22) 99812-1298 e (22) 99812-1209. Para realizar o agendamento, os idosos precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, além de comprovante de vacinação.