O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista participou do I Seminário Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em Quissamã. O evento, que aconteceu semana passada, no auditório da Prefeitura, é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) do município vizinho, através do Ceam, que realizou o evento em parceria com várias instituições, em referência ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro.
Participaram da mesa de abertura a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; a secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Magalhães; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Edna Calheiros; e a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
O evento foi aberto à comunidade em geral e reuniu gestores e técnicos das áreas de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Judiciário e levou informações importantes sobre a violência contra a mulher e impacto na saúde, desafios e possibilidades de acesso à justiça, segurança Pública e mobilização popular.
Entre as pautas abordadas, estavam diferentes perspectivas, promovendo reflexões sobre o tema Tecendo Redes: construindo caminhos para enfrentamento da Violência contra Mulher. “Que hoje possamos sair daqui, após o aprofundamento das discussões, revigoradas para continuar levando essa bandeira, contribuindo para a construção de uma cultura de Paz”, ressaltou Josiane Viana, subsecretária municipal de Políticas para Mulheres.
Josiane parabenizou a coordenadora e membro da equipe do CEAM em Quissamã, Nágila Oliveira dos Santos, pelo evento vitorioso e qualificado realizado com participação de representantes da Rede. Ficamos muito honradas com o convite”, disse a subsecretária de Política para Mulheres.
Após o intervalo, foram realizadas duas mesas com os temas “Violência contra a Mulher, Desafios e Possibilidades de Acesso à Justiça” e “Violência contra a Mulher, Segurança Pública e Mobilização Popular”.