Decoração especial e ceia de natal marcaram a confraternização de final de ano na Casa de Passagem. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (21), reunindo acolhidos e funcionários, que realizaram amigo oculto entre eles. O espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, tem capacidade para atender 40 pessoas.
Thiago de Souza, 37 anos, chegou na casa de passagem há três meses. Ele diz que o atendimento recebido no local fez com que ele voltasse a acreditar de novo na vida. Atualmente, ele é produz empadas e vende nas ruas, uma forma de independência financeira.
“Quando eu cheguei aqui, eu me vi derrotado, porque eu estava morando nas ruas e em casas abandonadas. A sensação que eu tinha era de que eu vivia em um buraco sem fundo. Depois que eu vim pra cá, eu retomei o contato com os meus familiares e também retomei a minha paixão que é cozinhar. Com a Casa de Passagem, eu estou voltando a acreditar nos sonhos que eu tinha lá atrás. Eu agradeço muito por tudo”.
A coordenadora, Rose Pereira, comemorou os avanços na politica para a população em situação de rua, implementada no governo do prefeito Wladimir Garotinho.
“A casa de passagem passou o ano com uma nova estrutura, camas novas e dispensa cheia. Além disso, contamos com muita reinserção familiar durante o ano. Todos os nossos assistidos estão em programas sociais. A gente só tem a agradecer pelas coisas boas que pudemos proporcionar para quem depende da casa. E vamos para 2023 já com projeto novo a ser lançado. Esse projeto tem um nome bem sugestivo, que é Escrevendo uma nova história com os pés e o coração no futuro”, disse Rose.