Notícias Recentes

Produção de bolos: pessoas em situação de rua e usuários dos CRAS são certificados

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social entregou os certificados de conclusão do curso de produção de bolos. Ao todo, 41 alunos receberam seus diplomas em uma cerimônia que aconteceu no Teatro de Bolso, nesta quarta-feira (21). O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho prestigiou o evento.

O curso de produção de bolos faz parte da Padaria Escola. A proposta do projeto é ensinar técnicas específicas da confecção dos bolos para que as pessoas possam vender os produtos e garantir uma renda extra. Os participantes do curso são inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais e referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Entre os 41 alunos, também participaram pessoas que vivem em situação de rua são atendidas pelo Centro Pop.

“Eu entrei no curso para distrair e fazer uma terapia. Eu ainda sou funcionária pública, mas eu estava me sentindo que faltava um aperfeiçoamento para fazer o bolo. Com o curso, eu descobri várias técnicas. Agora, eu quero montar um empreendimento. Eu gosto de fazer os cursos e ir para frente”, disse a funcionária pública Maria de Fátima, de 65 anos.

Juzabete Lauriano, de 50 anos, diz que sempre fez bolos em casa para os familiares e vizinhos, mas sempre percebeu que os bolos poderiam ficar mais gostosos. “Eu fazia, as pessoas elogiavam, mas não ficava do meu agrado. Eu sabia que eu podia fazer mais. Hoje, a minha especialidade é bolo formigueiro. Eu quero fazer dele um dos bolos principais para as minhas vendas, mas quero vender também bastante os outros sabores”, contou a aluna.

Para o secretário Rodrigo Carvalho, a certificação dada aos alunos é um passo importante para todos os envolvidos na Padaria Escola. “Eu quero dar os parabéns a todos aqueles que estão recebendo esse certificado hoje. Para eles, eu sei que é um dia muito importante, mas também é um dia importante para aquelas pessoas que fazem a Padaria Escola acontecer, já que ela chegou a ficar fechada por um tempo. A gente na garra e na luta a gente vai conseguindo fazer o melhor. O trabalho não é para a prefeitura, mas para a população”, disse o secretário.

O diretor de Programas e Projetos, Marcelo Âreas, explicou a importância da capacitação. “O curso de bolos é de extrema importância para essas pessoas porque é uma forma de inserção rápida no mercado de trabalho. Mesmo que eles não entrem em padarias, o curso foi adaptado para equipamentos domésticos. Assim, eles conseguem produzir em casa e fornecer o bolo através de vendas para vizinhos e parentes. De qualquer forma, eles vão iniciar um negócio. Com os cursos, os alunos vão poder ganhar dinheiro de uma forma rápida”, afirmou o diretor.

 

Compartilhe: