O domingo de Natal foi de oração, música e solidariedade para as pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social. A Praça do Santíssimo Salvador recebeu o evento Bênção da Virada, que é destinado a quem, por alguma razão, não tem onde morar.
A confraternização organizada pela Associação Desata-me, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Social, Diocese de Campos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) e Super Bom, aconteceu na tarde deste domingo (25).
Segundo o representante da Associação Desata-me, Padre Marco Lázaro, a junção das instituições neste natal tem como objetivo, além da oração e alimentação, discutir ações que possam beneficiar as pessoas em situação de rua. Para ele, políticas públicas são necessárias para além do abrigo, mas para que essas pessoas também tenham autonomia.
O evento contou com missa na Catedral Diocesana comandada pelo Bispo Dom Roberto Ferreria Paz. Em seguida, foi distribuído lanche e a apresentação musical com o grupo Dom de Deus.
“Nós precisamos levantar e discutir o problema das pessoas que vivem nas ruas das cidades, em especial na cidade de Campos. É uma situação complexa e que merece a atenção de todas as esferas da sociedade. Como padre, eu acredito que os membros da igreja precisam participar da vida da população com ações que vão além da oração, mas buscando intervir na vida das pessoas mais necessitadas.”, pontuou o Padre Lázaro.
“Eu fui no Restaurante do Povo onde me falaram desse evento. Amei, pois teve palavra, lanche e muita música boa para animar nosso Natal”, disse a dona de casa, Ana Lúcia Lopes, 46 anos, moradora do Parque Guarus.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, informa que no mês no primeiro semestre haverá um Fórum voltado para a população em situação de rua com parceria da sociedade civil.