Notícias Recentes

Abertas inscrições para curso Programa M 2023 que abordará o tema Masculinidades

Estão abertas as inscrições para o Curso Programa M 2023, curso realizado através de uma parceria entre a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e a Secretaria Estadual da Mulher e Instituto Promundo. As inscrições podem ser feitas AQUI. A aula inaugural acontece na terça-feira (14), às 10h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, com o tema Masculinidades, tema fundamental no processo de enfrentamento à violência contra a mulher. Ao todo, serão cinco aulas, sendo uma a cada mês, até junho. A segunda, terceira e quarta aulas acontecerão, através da plataforma Zoom.  A aula de encerramento também será presencial no dia 06 de junho.

“O Instituto Promundo está participando do Programa M, através do Governo do Estado, e levando esses temas para vários municípios do Estado, que são fundamentais para entender todo o contexto que envolve o universo masculino. Na verdade, a masculinidade reúne vários comportamentos do homem, sendo uma construção social que precisa ser trabalhada de forma positiva para que o homem possa se relacionar de forma saudável com outras pessoas”, adianta a subsecretária de Políticas para Mulheres de Campos, Josiane Viana.

A previsão é de, aproximadamente, 120 participantes das regiões Norte e Noroeste Fluminense.  Na aula inaugural, o palestrante será o diretor adjunto do Instituto Promundo, Luciano Ramos; historiador com especialização em Gênero, Masculinidades e Saúde do Homem e, também, especialista em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Núcleo Latino americano da Universidade de Harvard.

A segunda aula será no dia 14 de março e também vai abordar o tema Masculinidades – Metodologias de trabalhos com Homens para a prevenção de Violências Baseadas em Gênero, com o mesmo palestrante. A terceira aula acontece no dia 11 de abril e terá como tema Interseccionalidades com a facilitadora Luiza Tanuri, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com experiência em movimentos populares no Brasil e nos Estados Unidos.

A quarta aula será realizada no dia 09 de maio e vai abordar Feminismos Negros, com Maria Elvira Días Benitez,  antropóloga da Universidade Nacional da Colômbia com Mestrado e Doutorado em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ  e Pós-doutorado pelo núcleo de estudos de gênero PAGU da Universidade Estadual de Campinas.

Encerrando o curso, no dia 06 de junho, acontece a última aula com o tema Como trabalhar o Programa M, com Luiza Tanuri e Luciano Ramos. A última aula será presencial, às 10h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itaperuna, com entrega de certificados.

 

Compartilhe: