A equipe da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista participou, em Rio das Ostras, do IV Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. O tema do evento este ano foi “Reflexão e Construção da Rede de Apoio para Abrigamento da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar”, visando a ampliação de políticas de acolhimento de mulheres.
Segundo a subsecretária, Josiane Viana, que esteve no evento junto à equipe, Campos tem participado de vários eventos em diferentes municípios, quando ocorre a troca de experiências. “Campos tem uma importante rede de proteção à mulher. Participar de eventos onde podemos trocar experiências é sempre muito enriquecedor e quem ganha é a mulher porque, quanto mais políticas de proteção nós tivermos, melhor será para darmos um fim ao ciclo de violência envolvendo as mulheres”, disse a subsecretária.
A atual gestão vem fortalecendo a luta pelos direitos das mulheres e ampliando a rede de proteção. Além de ter criado uma subsecretaria específica, também foi instituído no município o Dia Laranja, que lembra a luta contra a violência contra as mulheres e meninas no dia 25 de cada mês. Campos também conta com a Casa Benta Pereira, serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública.
Também participaram do evento a assistente social e gerente de Políticas Públicas para mulheres, Layla Tavares; a advogada e coordenadora do CEAM, Erika Nogueira; a coordenadora da Casa da Mulher Benta Pereira; a gerente Psicossocial, Gabriela Schott; a supervisora de Políticas para Mulheres, Luciana Monteiro; a chefe da Divisão de Políticas Públicas para as Mulheres, Antenora Fernandes.