Dentro da programação do Mês da Mulher, a equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista ministrou palestras de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher em diferentes locais, como hospitais e escolas, esteve na manhã desta sexta-feira (31), no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, ligado à Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A subsecretária Rosilani Tavares também participou da palestra.
A palestra foi ministrada pela coordenadora do CEAM, Érika Nogueira, que tem conscientizado mulheres sobre os tipos de violência e os equipamentos que as vítimas podem procurar para sair do ciclo, entre eles o próprio CEAM, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Durante a palestra, ela falou sobre os tipos de violência mais frequentes contra os idosos, como violência física, emocional e financeira por parte de cuidadores ou familiares próximos, e ressaltou a importância da palestra.
“Essa violência pode ter um impacto devastador na saúde e no bem-estar dos idosos, afetando sua qualidade de vida e, até mesmo, colocando sua vida em risco, por isso, é importante que os idosos sejam conscientizados sobre os cuidados que devem ser tomados”, disse a palestrante.
Segundo a gerente de Projetos da subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Mariana Campos, a palestra emocionou muitas idosas. “A palestra educativa foi um sucesso. Muitas idosas choraram, emocionadas”, ressalta Mariana.
Durante o ano, a subsecretaria realiza uma série de ações de conscientização e divulgação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que inclui a Casa Benta Pereira, acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), inaugurada em 2014, e a Patrulha Maria da Penha do 8º BPM. Através de parceria com o Governo do Estado, Campos também ganhou um polo do Programa Empoderadas, que oferece aulas de defesa pessoal através das artes marciais, além do Ministério Público e Judiciário.