Notícias Recentes

Direitos das crianças e dos adolescentes debatidos em Conferência Municipal

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), realizou nesta quinta-feira (30), no auditório da Universidade Federal Fluminense, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Presentes, o coordenador do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Renato Gonçalves, e a responsável da 1ª Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Campos, Anik Rebello Assed Machado, ambos palestrantes, além do presidente da FMIJ, Leon Gomes, e o secretário da SMDHS, Rodrigo Carvalho. 

“A Conferência é o momento máximo de discussão da sociedade sobre as políticas para a infância. Ela acontece nos municípios, nos estados e, posteriormente, nacionalmente com delegados de todo o país. É um momento onde crianças e adolescentes são inscritas como participantes, então a gente fala sobre ele e com eles”, enfatizou o coordenador do Forum das Crianças e Adolescentes, Renato Gonçalves. 

A promotora Anik Rebello elogiou o evento. “É excelente a iniciativa do Conselho. O trabalho na área da infância exige a integração de toda uma rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente. É muito importante que essa rede trabalhe de forma afinada e que a gente tenha eficiência em assegurar esses direitos”, diz. 

PODER PÚBLICO 

“A gente percebe que, muitas vezes, os direitos das crianças e adolescentes estão sendo violados e deixados de serem cumpridos. Então, é necessário trazer esse debate para a sociedade. Essa conferência é de extrema importância e a gente vai ver o antes e o depois, após ela ter sido realizada”, declarou Leon Gomes. 

Rodrigo Carvalho destacou a importância do CMPDCA e da conferência. “O Conselho é importantíssimo para o município, pois é ele quem delibera as metas para a infância e juventude de Campos. E essa conferência também é muito importante para sabermos onde estamos acertando e onde podemos melhorar”, afirma. 

IMPORTÂNCIA 

O objetivo do encontro foi avaliar as políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos da criança e do adolescente. Ele é voltado para crianças e adolescentes, conselheiros municipais e tutelares, representantes da educação, saúde e assistência social, órgãos públicos, instituições privadas, organização da sociedade civil, sistema de Justiça e segurança pública, além de outras entidades ligadas à rede de proteção. 

Compartilhe: