Notícias Recentes

Classificados do Programa Criança Feliz participam de acolhida

Os classificados do Programa Criança Feliz foram recebidos nesta semana, no auditório da Prefeitura, para apresentação do sistema de proteção social, no qual vão integrar e atuar. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, foi uma capacitação introdutória do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organizada pela equipe técnica do programa e da Gestão do trabalho do Suas. Na próxima semana será ministrada capacitação com a equipe do governo estadual. 

O Criança Feliz, tem como papel principal garantir o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, entre zero e seis anos, considerando sua família e seu contexto de vida. Os classificados, para os cargos de supervisores e visitadores, vão atuar no município com 2.600 usuários, por meio de visitas domiciliares onde darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil. 

Segundo a diretora da Gestão do SUAS, Aline Giovannini, o Programa Criança Feliz inaugura no município a atenção integral à primeira infância no SUAS. “Através da implantação do programa, será formado um comitê gestor intersetorial, junto à saúde e educação, entre outras políticas públicas, trazendo a pauta da primeira infância integrando os serviços e promovendo o acesso”. 

Maria Carolina Sardinha, psicóloga que foi aprovada para o cargo de supervisora, disse estar animada para começar a atuar no programa. “Era meu desejo atuar no SUAS e estou muito animada com essa possibilidade de trabalho. A primeira infância é um momento muito importante, de fortalecimento de vínculos. Feliz em fazer parte do Criança Feliz, que tem uma proposta tão bonita”. 

No encontro, os classificados puderam conhecer os colegas de equipe que vão atuar em cada território do município, sendo eles: Chatuba, Codin, Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Jardim Carioca, Jockey, Matadouro, Morro do Coco, Parque Guarus, Penha, Travessão, Ururaí. 

Criado em 2016, o Criança Feliz é o principal programa do SUAS voltado para atender o Plano Nacional da Primeira Infância. 

 

Compartilhe: