Os profissionais que foram classificados para o Criança Feliz estão nas ruas e em contato com familiares de crianças que serão atendidas pelo programa. Cerca de 40 profissionais, entre visitadores e supervisores, estão realizando a divulgação do programa e a sensibilização das famílias para adesão ao programa.
Neste primeiro momento, as equipes estão contando com o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação para efetivação do trabalho em rede. Todos esses profissionais passaram por capacitação. Lançado no último dia 18, o Criança Feliz tem como objetivo estimular o desenvolvimento infantil, atendendo crianças de zero a seis anos de idade, por meio de visitas domiciliares.
Também com a proposta de fazer com que as famílias abram suas portas e entendam melhor o Programa, um outro grupo de profissionais está passando por um treinamento, ministrado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, órgão responsável pelo programa no município, para iniciar as visitas domiciliares já na próxima semana. Ao todo, cerca de 100 profissionais vão atuar no Criança Feliz. Eles foram selecionados por meio de processo seletivo, que contou com mais de 7 mil inscritos. O contrato é temporário, com previsão de durar 12 meses, mas podendo ser prorrogado.
“O Criança Feliz já é uma realidade e está cada vez mais perto das pessoas. Esse primeiro passo é muito importante para que os pais e responsáveis conheçam o programa e entendam que ele foi feito para somar, para acompanhar o desenvolvimento do seu filho, mas também de toda a família. É gratificante ver um projeto que contou com as mãos de toda a nossa equipe tomando forma e chegando na população”, disse o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Nesta primeira fase do programa serão atendidas 2.600 famílias residentes dos territórios de abrangência dos CRAS Chatuba, Codin, Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Jardim Carioca, Jockey, Matadouro, Morro do Coco, Parque Guarus, Penha, Travessão, Ururaí. As equipes foram capacitadas pelo Governo Estadual.