Notícias Recentes

AEPETI Campos apresenta ações no combate ao trabalho infantil na OAB do Rio

Considerado exemplo de boas práticas no trabalho de erradicação do trabalho infantil, Campos foi representado pelo Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, no Seminário Estadual de Combate Infantil. O evento aconteceu nesta quarta-feira (21), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Rio. Representando o município, a coordenadora do AEPETI, Renata Amaral; a coordenadora de Média Complexidade, Rosângela Marvila; além da diretora de Proteção Social Especial da SMDHS, Maria Amélia Lopes. 

O evento foi promovido pelas comissões de Direitos da Criança e do Adolescentes e de Enfrentamento à Violência Contra Advogados da OAB-RJ. Durante o encontro, o AEPETI mostrou que o município tem trabalhado com práticas de erradicação de forma contínua, com abordagens diárias em rotas estabelecidas, panfletagem com conteúdo de conscientização sobre o trabalho infantil e encaminhamento das crianças e suas famílias para os programas sociais do município. 

“A nossa apresentação consistiu em mostrar o trabalho que a gente executa. A gente faz um trabalho planejado, através de ações pensadas, trabalhando na perspectiva que as crianças têm direito a infância. A gente frisou que a prática que não é higienista, mas no sentido de levar essas famílias que estão em violação para serem inseridas em programas sociais, fazendo com que elas saiam das ruas”, disse a coordenadora do AEPETI, Renata Amaral. 

O encontro fez parte das ações de combate ao trabalho infantil em junho, que é considerado o mês de combate a essa violação pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com o tema “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”, Campos tem promovido diversas ações neste mês propondo um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil, como o VIII Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil que aconteceu na semana passada.  

Encerrando as ações do mês, no dia 29, um grande adesivaço nos sinais de trânsito de diferentes vias da cidade será feito das 17h às 20h. O enfoque do adesivaço será justamente os lugares antes ocupados por crianças e adolescentes para comércio de doces e/ou mendicância. 

TRABALHO DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DURANTE TODO O ANO 

Apesar do mês de junho ser considerado o mês especial de combate, as ações em Campos acontecem durante todo o ano. No ano passado, foram realizadas 52 ações estratégicas de informação e mobilização sobre trabalho infantil, com cerca de 200 abordagens. O programa finalizou o ano de 2022 com 84 famílias mapeadas em que menores de idade foram identificados em situação de trabalho infantil.  

Durante o verão, as equipes do AEPETI realizaram, também, ações na praia de Farol de São Thomé. Em 2023, diferente das situações encontradas com frequência no ano de 2022, onde a maior incidência de crianças na exploração de trabalho infantil era na venda de doces nos sinais, o Programa identificou muitas situações de mendicância e de coleta de materiais recicláveis em diferentes pontos da cidade. 

Compartilhe: