Notícias Recentes

Campanha de conscientização de combate ao trabalho infantil tem início em Campos

A Prefeitura de Campos, através do Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), iniciou, nesta segunda-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, as ações de conscientização sobre o tema na cidade. Na Praça do Santíssimo Salvador, as técnicas, psicólogas e orientadoras sociais do programa realizaram uma caminhada e abordagem com panfletos que explicavam a importância da erradicação do trabalho infantil. As ações também foram feitas por crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Martins Lage. Além do AEPETI, o trabalho de conscientização está sendo realizado em parceria com o Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), ambos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.  

A campanha desse ano, cujo tema é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”, tem como objetivo disseminar informações para toda população e traçar estratégias de combate e políticas públicas com a sociedade a sociedade civil.  

À frente do AEPETI, a coordenadora Renata Amaral falou sobre a importância da campanha como um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil. “O trabalho é feito todos os dias, de forma intensificada sempre. Em Campos, a gente vem lutando porque era comum em vários pontos da cidade, como a região central e da Pelinca, mas como o trabalho foi rotineiro, a gente percebeu a redução. Por meio da SMDHS, muitas famílias foram inseridas nos programas sociais e as crianças em algumas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As crianças que estão trabalhando nas ruas correm diversos riscos, porque elas ficam trabalhando na coleta de materiais recicláveis, cerâmicas, venda de itens nos sinais. Assim, elas podem se cortar, perder um membro e até mesmo serem atropeladas. Além disso, o desenvolvimento escolar fica comprometido”, disse.   

As atividades de conscientização continuam durante a semana e também na semana seguinte, sendo concluídas no final do mês. No dia 14, próxima quarta-feira, ponto alto da campanha, será realizado o VIII Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. O evento acontecerá no auditório da Prefeitura, das 13h às 17h e será aberto a população. 

Na semana seguinte, no dia 20 de junho, o AEPETI estará na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) para apresentar as ações realizadas na cidade como experiência de êxito no combate ao trabalho infantil. Encerrando as ações do mês, no dia 29, um grande adesivaço nos sinais de trânsito de diferentes vias da cidade será feito das 17h às 20h. O enfoque do adesivaço será justamente os lugares antes ocupados por crianças e adolescentes para comércio de doces e/ou mendicância. 

Compartilhe: