Notícias Recentes

Dia Laranja marcado com conscientização em curso de formação profissionalizante

Na edição do Dia Laranja deste mês, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres se uniu ao Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) para fortalecer as ações de conscientização e educação. O CEBRAC é reconhecido por sua atuação na formação de profissionais e no desenvolvimento de competências socioemocionais. O Dia Laranja é marcado no dia 25 de cada mês e foi realizado na última segunda-feira (26). 

Segundo a subsecretária Josiane Viana, participar de ações pelo Dia Laranja contribui para uma sociedade mais justa. “Ao participar de atividades como esta, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres possam viver livres de violência e discriminação”. 

– Durante o Dia Laranja, no CEBRAC, foram abordadas questões de gênero, respeito, diversidade e combate à violência contra as mulheres. Uma oportunidade para ampliar conhecimentos, compartilhar experiências e promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade entre os jovens que estavam presentes – informa a subsecretária.  

Desde 2021, ano em que a subsecretaria foi criada pelo prefeito Wladimir garotinho, o município marca o Dia Laranja com ações de conscientização e vem mobilizando também o setor produtivo com o comércio preparando vitrines com roupas da cor da campanha. “Vamos vestir a cor laranja, engajar-nos nas propostas e compartilhar o conhecimento adquirido com nossos amigos, familiares e comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença e trabalhar em direção a um futuro melhor para todas as mulheres. Celebremos o Dia Laranja e lutemos pelos direitos das mulheres todos os dias!”, convoca a subsecretária. 

Embaixadores – A Subsecretaria de Políticas para Mulheres lançou, no último final de semana, o curso Embaixador (a) do Dia Laranja, um reforço no enfrentamento à violência contra a mulheres e meninas, onde jovens serão capacitados para serem multiplicadores das informações acerca do tema, incluindo os canais de denúncia de violência. 

 A ação faz parte da campanha “Todo dia 25 é Dia Laranja”, em conformidade com a Lei Municipal 9.201 que instituiu que todo dia 25 é dia de envolver e conscientizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Esta ação tem como objetivo tornar jovens (acima de 14 anos de escolas públicas e privadas) defensores ativos da igualdade de gênero e do fim da violência contra as mulheres. Além disso, essa experiência poderá enriquecer seus currículos e contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional”. 

– Aqueles que estiverem interessados em participar como multiplicadores da campanha devem entrar em contato com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres ou procurar a direção de suas escolas para obter mais informações sobre o processo de certificação e as próximas etapas -, destaca Josiane Viana. 

Compartilhe: