Como forma de garantir direitos e interação social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), vai promover uma série de atendimentos voltados às pessoas em situação de rua neste sábado (30). O “Nudedh Por Rua Itinerante” acontecerá das 9h às 14h, no Centro Pop, com atendimentos de saúde, vacinação, regularização de documentos, orientação jurídica, distribuição de roupas, encaminhamentos para os abrigos municipais, além de outros serviços.
A ação tem como foco atender os usuários do Centro Pop e do Restaurante do Povo, dois equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Maria Amélia Lopes, os serviços que serão oferecidos em parceria entre os órgãos serão importantes para reforçar o atendimento de proteção social às pessoas que vivem nas ruas “A ação conjunta é de grande valia para nossos usuários que estão em situação de rua. Vai nos ajudar a garantir o acesso a direitos que diariamente buscamos concretizar, sobretudo no que compete à proteção humana”, disse a diretora.
“Ficamos felizes com mais esta parceria estabelecida entre a SMDHS e a Defensoria Pública para realização do PopRua Itinerante aqui no município de Campos dos Goytacazes. Será mais uma oportunidade de garantir às pessoas em situação de rua acesso à cidadania, saúde e lazer, com a integração dos serviços jurídicos prestados pela DPRJ e outros tantos somados pela secretaria”, disse a Defensora Pública do 1º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Aline Barroco.
Ainda durante o dia, os usuários vão poder contar com testagem rápida, corte de cabelo e manicure. Além disso, haverá a apresentação da Cartilha de direitos humanos da População em Situação de Rua, feito pela Defensoria Pública do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Na questão cultural, os usuários vão poder participar de uma batalha de rimas, que está sendo organizada pela Manifestação Cultural de Rimas, fortalecendo o acesso à cultura.
O CentroPop é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social que realiza, diariamente, cerca de 50 atendimentos às pessoas que vivem em situação de rua. A elas, são ofertadas alimentação, banho, além do atendimento especializado, oficinas e rodas de conversas. O Centro Pop também realiza o trabalho de abordagem social, que é feito diariamente, das 08h às 20h. A finalidade é assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às pessoas em situação de rua.