A Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (Apape) inaugurou, nesta terça-feira (19), o Espaço Multifuncional Maria da Conceição Rios Pessanha com uma verdadeira festa para os assistidos da instituição e seus familiares. O evento foi prestigiado pelo prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, entre outras autoridades.
O novo prédio conta com uma ampla sala climatizada para realização de atividades diversas, banheiros e também uma grande área externa, onde será construída uma quadra e jardim. Na ocasião, o espaço ao ar livre se tornou um verdadeiro parque de diversões para os assistidos, com brinquedos como escorrega inflável e pula-pula. A obra agradou os pais e responsáveis.
“Eu fiquei espantada de uma forma positiva quando entrei aqui. O espaço ficou lindo. É mais uma conquista importante para a instituição e para as famílias. Eu amei. É muito gratificante. Meu filho hoje tem 18 anos. Ele entrou na Apape quando tinha 3. Ele não andava, não falava, era agitado e com o tempo, com o trabalho dos profissionais, ele se desenvolveu. Estou aqui há muito tempo e é maravilhoso ver esse trabalho, o que eles fizeram pelo meu filho. Estou muito feliz mesmo com a conquista de mais esse espaço”, destacou Renata Barreto, mãe do Rayã.
O novo espaço foi construído para dar ainda mais suporte aos usuários e seus familiares, com a ampliação do Centro de Referência do Autismo. O terreno foi doado pelo município por força da Lei 9.135/22, sancionada em 19 de abril pelo prefeito Wladimir Garotinho. No dia 8 de dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social também entregou à instituição um novo mobiliário, com equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, para o novo prédio.
“Ficou muito melhor, maior, mais espaçoso. A gente fica feliz porque sabe que com essa ampliação mais crianças vão poder ser atendidas”, comemorou, Lucilene Manhães, tia da assistida Jéssica Vitória, de 9 anos.
A Apape é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura e está há 24 anos realizando esse tipo de atendimento na cidade. O novo espaço fica localizado entre as ruas Saldanha Marinho e João Guimarães.