A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) se reuniu, nessa quarta-feira (7), com conselheiros tutelares. O segundo encontro realizado fez parte do alinhamento da rede de atendimento da assistência social e o trabalho dos conselheiros.
“Os conselheiros têm uma função importante na garantia e defesa de crianças e adolescentes,. Eles estão na ponta desse tipo de atendimento. Informar sobre os serviços oferecidos pela SMDHS, como os atendimentos pelo Cras e Creas, os programas sociais e os benefícios eventuais, é de grande importância para que muitas famílias, que tiveram registro de maus tratos, exploração sexual e negligência infanto-juvenil, sejam também atendidas por nós. Estamos garantindo o direito das nossas crianças e adolescentes”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.
Participaram do encontro a diretora da Proteção Social Básica, Paloma Campos; a gerente do Cadastro Único, Kamila Barreto; a coordenadora de Média Complexidade, Rosângela Marvila; além da coordenadora dos CRAS de Custodopolis, Travessão e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Com a proposta de alinhar as ações entre a SMHDS e o Conselho Tutelar, discutir o fluxo de serviços da secretaria e melhorar o atendimento à população, um novo encontro foi marcado para o próximo dia 28, na sede da Prefeitura. Nesta nova reunião, participarão, além dos conselheiros tutelares, as subsecretarias que compõem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a Gestão do Serviço Único de Assistência Social (Suas), a equipe de gestão da SMDHS, as coordenações dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos e três Centros de Referência Especializado de Assistência Social do município, além de técnicos de referência do acompanhamento familiar de cada equipamento.