Desenvolvimento Humano comemora Dia da Assistente Social com tarde de palestras

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social comemorou nessa segunda-feira (13), de forma antecipada, o Dia do Assistente Social, celebrado todos os anos no dia 15 de maio, data que em 1962 foi regulamentada e oficializada a profissão no Brasil. Na ocasião, a equipe de Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município preparou uma tarde de palestras para todos os profissionais da pasta e foi apresentada a proposta de implementação do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS de Campos.

O evento foi aberto pela assistente social e secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, que em sua fala destacou os desafios da profissão e o comprometimento da gestão municipal com a classe.

“A gente sabe que nada é fácil para a gente como assistente social, da ponta, da gestão, a nossa trajetória cotidiana é sempre muito complexa, então, aceitar o lugar da gestão da secretaria de assistência do município representou um grande desafio e está sendo um desafio. Hoje, eu enfatizo que nós estamos fazendo de tudo, estamos nos desdobrando, pois sabemos de todas as fragilidades, das condições de trabalho que vivemos. Ao longo desses últimos três anos, nós avançamos muito na proteção social, no atendimento aos usuários e no que diz respeito à política de assistência social, mas nós, agora, para além de dar continuidade a tudo que foi avançado e aprimorar aquilo que nós alcançamos, temos clareza de que precisamos concretizar o que a gente vem lutando desde o início do governo Wladimir, que é a melhoria das condições de trabalho para todos os profissionais do SUAS”, disse Aline.

Também participaram da mesa de abertura a subsecretária Paloma Campos, a Diretora de Proteção Social Básica, Marcélia Cardoso e a Diretora de Proteção Social Especial, Rosangêla Marvila, todas assistentes sociais.

Por meio de videoconferência, a professora com pós-doutorado em Serviço Social Jucileide Nascimento conduziu, direto de Salvador-BA, a primeira palestra, que teve como tema “Fortalecer, consolidar e ampliar a participação dos(as) trabalhadores(as) do SUAS”. Na sequência, foi a vez da doutora em Política Social Heloisa Mesquita ministrar a palestra “Reflexões sobre a formação profissional em serviço social e os impactos no cotidiano dos processos de trabalho no SUAS”.

“São muitas as razões para eu estar feliz de estar aqui em Campos. Primeiro, por ser aqui da cidade e ser sempre bom voltar à minha terra e restabelecer, renovar minhas energias. Segundo, eu tenho um carinho muito grande por essa secretaria, pelo tema que eu abraço, mas também porque foi um processo que eu tive a oportunidade de acompanhar, como militante da área. Então, gosto de ver o progresso, o aumento das unidades de atendimento, o crescimento do trabalho como um todo. Isso me dá muita alegria”, avaliou Heloisa.

A comemoração pelo Dia do Assistente Social contou ainda com a participação da Banda da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, durante o brunch servido para as participantes do evento, que ao final receberam um difusor aromático, como lembrança pela comemoração.

Para a assistente social Tayna Fagundes, o evento trouxe discussões importantes e pertinentes para a classe.  “Foi uma experiência maravilhosa. Um dia em que nós, assistentes sociais do SUAS, podemos refletir e problematizar acerca das nossas condições de trabalho, da nossa formação profissional e qual o sentido ético político damos ao nosso fazer profissional. Pudemos compartilhar nossas angústias e também nossas esperanças para uma categoria profissional articulada e organizada pautada no nosso Código de Ética”.