O projeto Escritório Social Itinerante esteve na comunidade da Baleeira nesta segunda-feira (27) e atendeu egressos do sistema penitenciário e seus familiares com vários serviços, como consulta processual criminal, cível e de família, livramento condicional, questões relacionadas à Vara de Execuções Penais, atualização do Cadastro Único, encaminhamento para o mercado de trabalho e emissão de carteira de trabalho.
A ação foi uma parceria entre o Escritório Social, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, com demais órgãos, como a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Esplanada e a Secretaria de Qualificar e Emprego. Cerca de 30 pessoas foram atendidas nesta edição. Entre elas a dona Maria da Penha. Ela agradeceu a oportunidade oferecida aos moradores da Baleeira.
Muito obrigado pelo o que tem feito pela nossa comunidade. É motivo de muito orgulho ter uma Defensoria atuando dentro da nossa comunidade, além do balcão de emprego ofertando a oportunidade de trabalho. Além disso, os adolescentes tiveram a oportunidade de tirar a documentação. Todos foram ajudados”, disse a moradora Maria da Penha Pereira dos Prazeres.
Essa foi a terceira edição do projeto Justiça Itinerante, que já esteve na comunidade Tira Gosto e no Parque Aeroporto. O coordenador do equipamento, Paulo Vieira, explica que a ação tem o objetivo de atender o público do equipamento, que é de pessoas que acabaram de sair do sistema prisional e familiares com encaminhamento nas áreas social e de emprego.
“Por mais que o Escritório Social esteja localizado na região central de Campos, muitos deles ainda sentem medo de frequentar outros pontos por questões de rivalidade. Estamos levando o projeto para atender a comunidade da melhor forma possível. Hoje, levamos o Balcão de Emprego, o atendimento do CRAS do Esplanada, que é o CRAS de referência da Baleeira”, falou falou o coordenador do Escritório Social.
O Escritório Social foi criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Escritório Social serve como suporte, não só para os egressos, mas também para as suas famílias em diversas áreas, como saúde, qualificação e psicossocial. O Escritório Social fica localizado na Rua Ypiranga, número 116, no Centro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.