Notícias Recentes

Desenvolvimento Humano promove integração das equipes de CRAS e CREAS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social está promovendo reuniões mensais de integração de equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os encontros estratégicos têm como objetivo alinhar o trabalho, bem com o fluxo de referência e contrarreferência das unidades, para identificar possíveis gargalos e melhorar o atendimento.

Convocadas pelos Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), as equipes se reúnem de acordo com seus territórios de atuação. Segundo a Coordenadora Geral do CRAS, Verônica Rocha, as reuniões também são importantes para que os profissionais se conheçam e desenvolvam vínculos.

“Nossos encontros estão sendo mensais, unindo equipes de CRAS e CREAS por território, três dias no mês, cada dia com um território diferente. É um momento em que as equipes podem trocar conhecimento, identificar deficiências e se alinhar para melhorar a oferta de serviço. De acordo com as demandas trazidas, nós também chamaremos para as reuniões futuras a rede de articulação, conselho tutelar, saúde mental e outras secretarias que fazem parte dessa estrutura da rede de assistência do município”.

Nas reuniões, as equipes também encontram espaço para falar sobre questões como saúde mental e como contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado. De acordo com a psicóloga e coordenadora de Proteção Especial de Média Complexidade, Thaynara Corrêa, é de suma importância que os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) entendam seus limites físicos e emocionais para desenvolver o seu trabalho.

“Ao entendermos que cuidamos e lidamos com vidas, com situações de vulnerabilidades, violações de direito, situações que muito exigem do nosso profissionalismo, é importante termos a consciência de que todo cuidador necessita de cuidados. E, acima de tudo, devemos ser humildes em reconhecer que nosso corpo é uma engrenagem e que por vezes necessitamos desacelerar e evitar a somatização de uma possível sobrecarga. Com isso, evitamos o surgimento de possíveis patologias psicossomáticas como, por exemplo, a síndrome de burnout”, explicou Thaynara.

Campos conta com 14 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que são as portas de entrada da Assistência Social.

Compartilhe: