A equipe de Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou no início da noite dessa sexta-feira (14) panfletagem e adesivagem de carros na Avenida Pelinca, com peças da campanha de combate à prática. A ação faz parte da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, celebrada neste mês de junho em todo o mundo.
De acordo com a coordenadora Municipal do AEPETI, Renata Amaral, o ponto escolhido para a ação foi estratégico e marca uma vitória do município em relação ao combate do trabalho infantil.
“Onde nós estamos é um marco mesmo de vitória dentro do que a gente vem trabalhando no decorrer desses três últimos anos, porque antes, quando nós passávamos aqui, nós sempre encontramos diversas crianças vendendo bala, pedindo dinheiro, em situação de mendicância, acompanhadas ou não de suas famílias e hoje a gente consegue enxergar que essa realidade é outra. E essa mudança é graças a um trabalho muito integrado, de muita dedicação, de todas as equipes da secretaria. Hoje estamos aqui demarcando mesmo o território, entregando panfletos com canais de denúncia, pedindo a ajuda da população para que nos auxilie a combater diariamente essa prática”, destacou Renata.
Para a professora Neide Henriques, que foi abordada na ação, a equipe presente está de parabéns pelo trabalho de conscientização que estava sendo realizado. “Acho muito importante essa ação, falar sobre isso. Lugar de criança é na escola, é sendo criança, né?”.
A ação foi acompanhada pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Rosângela Marvila. A próxima vai acontecer no dia 28 de junho, na Avenida 28 de Março. Durante o mês também estão sendo realizadas rodas de conversas nos CRAS e CREAS sobre o tema. A programação ainda conta com a realização da reunião para a formação do Comitê Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), no dia 21 na OAB, e também da Audiência Pública do AEPETI, que vai acontecer no dia 28, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Campos.