Notícias Recentes

Conselho Municipal da Mulher realiza 6º Fórum Eleitoral da Sociedade Civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) promoveu, nessa terça-feira (25), o 6° Fórum de Eleição da Sociedade Civil, ocasião em que foram eleitas as 11 Representações de Organizações da Sociedade Civil para o próximo biênio. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em Campos.

Com o tema “Desvendando o Orçamento Público: A chave para políticas públicas para os direitos das mulheres”, o fórum foi aberto com a fala da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, que destacou a importância da participação da sociedade para promoção de políticas públicas de direito.

“Além de agradecer por esse convite de estar aqui hoje, eu quando o recebi e vi a homologação  das inscrições das instituições e coletivos, fiquei muito surpresa. Eu não imaginava que Campos tivesse tantos coletivos que nos representassem. E foi uma grata surpresa, porque a gente se identifica com esse lugar, tem uma sensação de proteção e fortalecimento dessa luta, que é por todas as mulheres. Então, este lugar de controle social, de fato, é um espaço onde nós podemos, além de sermos representadas, discutir políticas públicas para nós”, destacou Aline.

Ao todo, 12 instituições/organizações da sociedade civil tiveram suas inscrições homologadas para participarem do processo eleitoral. Dessas, 11 foram eleitas, cada qual com sua representante titular e suplente, para preenchimento das seguintes cadeiras: duas representantes de órgãos de classe profissional distintos; uma representante de universidade, com atuação temática pertinente; oito entidades ou organizações com comprovada atuação na temática de gênero, promoção dos direitos das mulheres e políticas para as mulheres, contemplando, preferencialmente; um representante de cada um desses movimentos: mulheres negras; LGBT; feminista; mulheres quilombolas; mulheres do campesinato ou trabalhadoras rurais; mulheres idosas; mulheres com deficiência; e da economia solidária.

O Comdim é paritário e composto por 22 organizações. De acordo com a presidente do Conselho, Mannueli Ramos, as outras 11 cadeiras são representações do governo, cujos nomes são indicados pelos secretários responsáveis por cada pasta.

O evento contou ainda com a participação da assistente social e assessora no Conselho Tutelar III, Janaína Monteiro; e da professora, advogada, conselheira do Conselho Nacional de Saúde e coordenadora do CISMU, Helena Piragibe. A subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Paloma Campos, também participou do fórum.

Compartilhe: