AEPETI promove adesivagem de carros e alerta sobre o trabalho infantil

O Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) realizou mais uma ação para alertar sobre os riscos do trabalho para crianças e adolescentes. Nessa quinta-feira (27), as equipes estiveram no semáforo do cruzamento da Avenida 28 de Março com a Rua Barão de Miracema, no Centro, adesivando os carros que passavam pelo local e levantando faixas com a temática da campanha deste ano, que é “O Trabalho Infantil que ninguém vê”.

Além das equipes do AEPETI, a ação contou com a participação da coordenadora do equipamento, Renata Amaral, e da diretora de Proteção Social Especial, Rosângela Marvila. A coordenadora explica que esse tipo de abordagem, que acontece em diversos pontos do município, é especial porque o cruzamento escolhido já foi um local conhecido por ter crianças em situação de trabalho infantil.

“Esse cruzamento era um local onde tínhamos um número enorme de crianças pedindo dinheiro, vendendo balas, todos os dias, sem exceção. Nós ampliamos o trabalho de combate a essa prática no município, então, raramente existem crianças aqui. É um espaço que demarca a ocupação do município, que demarca as ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, para que possamos, de fato, proteger as crianças e livra-las do trabalho infantil”, disse.

A ação de adesivação também contou com a participação da coordenadora estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Letícia Diniz, que vai participar, nesta sexta-feira (28), da audiência pública de apresentação de ações realizadas de combate ao trabalho infantil no município, na Câmara de Vereadores.

Esse tipo de abordagem faz parte de uma atividade fundamental e que está dentro das diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, porque é muito importante levar sensibilização e informação para a população. É um ponto que antes era cheio de crianças em situação de trabalho infantil, mas já vemos que não é mais. Como Estado, temos o papel de dar suporte e capacitação aos municípios. Estamos vendo que as equipes municipais estão se mobilizando, então, parabenizo o município de Campos nessa iniciativa tão pioneira e potente para sensibilizar a população”, comentou.

Nesta sexta-feira (28), o AEPETI vai realizar, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública de apresentação de ações realizadas de combate ao trabalho infantil no município ao longo de 2023 e durante o verão de 2024 na praia do Farol de São Tomé. A audiência está marcada para acontecer das 9h às 12h, no plenário do Legislativo.