Palestra no Clube da Terceira Idade alerta para o autocuidado no Outubro Rosa

Com o tema Outubro Rosa – Saúde em 1º Lugar, a Subsecretaria Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promoveu, na manhã desta segunda-feira (14), palestra sobre a importância do cuidado com a saúde e conscientização sobre o câncer de mama. O evento aconteceu no Clube da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, e contou com a participação do grupo de teatro “Nós na Fita”, formado por idosos que frequentam o Clube.

A subsecretária Rosilane Tavares falou sobre a importância do alerta e da conscientização, para que as mulheres, independentemente da idade, estejam sempre atentas à saúde.

“Sabemos que se o câncer for diagnosticado precocemente, ele tem uma alta chance de cura. Então, quando nós fazemos essas palestras é para conscientizar os nossos idosos e dizer para eles que, independentemente da idade da mulher, ela tem que se conhecer, ela tem que se autotocar, se descobrir e, se achar algo que talvez traga dúvidas, que elas possam estar procurando a saúde, para poder cuidar, fazendo os exames, para que possam, assim, se tiver algo errado, ser diagnosticadas e possam ter tratamento e cura. Esse é o nosso objetivo, trazer o conhecimento da saúde, não só para idosos, mas para todas as mulheres”.

Vânia Duarte frequenta há um ano o Clube da Terceira Idade e busca participar sempre das palestras que o equipamento promove.

“Participo sempre, esse é o meu cotidiano, estou com minhas filhas criadas e agora chegou a hora de cuidar de mim. Aqui é o meu sustento, a minha injeção de ânimo para todos os dias. Palestras como essa são muito importantes. Hoje em dia, temos divulgação. Antigamente era pouco falado, tinha um tabu em relação a essa doença, as pessoas tinham vergonha de falar e hoje nós temos a possibilidade de ter essa mídia tão expandida para poder auxiliar todas nós desde a adolescência até os 80, 90 anos. Então, a gente tem muito que agradecer, principalmente à medicina, pelo avanço que estão dando para todas nós, mulheres e homens também, que têm problemas de câncer de mama. Palestras como essa salvam vidas”.

Quem faz coro com a colega Vânia é Nilma de Fátima Gabino. “Essas palestras servem de alerta e incentivam a nos cuidar. Eu já tive um nódulo benigno na mama e descobri logo no início, tirei e ficou tudo bem”, disse.

Atualmente, a Subsecretaria tem cerca de 60 mil idosos cadastrados nos cinco Clubes da Terceira Idade, espalhados em diferentes pontos da cidade e ainda o Centro Dia do Idoso, a Colônia de Férias e o Centro de Fisioterapia de Farol de São Tomé. Nesses espaços são oferecidos serviços de convivência para as pessoas idosas, assim como atividades socioculturais (artesanato, violão, dança, palestras educativas, campanhas de prevenção, inclusão digital), atividades físicas e de turismo.

Além disso, a pasta é responsável pela gestão das Policlínicas da Terceira Idade do Parque Tamandaré e de Guarus, com a oferta de serviços de saúde, com atendimentos médicos em diversas especialidades, serviço social, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia e posto de vacinação.