Curso de Culinária Sustentável para mulheres começa na Praça Céu

Começou nesta segunda-feira (14) o curso gratuito de Culinária Sustentável oferecido para mulheres na Praça Céu. A iniciativa é uma realização da NTICS Projetos, com patrocínio da Ferroport e parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As aulas acontecem em 2 turnos, de manhã a partir das 9 horas e a tarde a partir das 14h. O curso ainda está com vagas disponíveis para as próximas aulas, que vão acontecer nos dias 16, 18, 21, 23 e 25 de outubro. A inscrição é online, através deste link [

No primeiro encontro as alunas aprenderam a fazer uma geleia de abacaxi e a utilizar as cascas da fruta para fazer um suco detox. Orientadas pela chefe Yara Monteiro, o grupo também aprendeu a receita de uma batata rústica, com dicas de como cortar o legume para aproveitar ao máximo.

Maria Helena, moradora do Jardim Carioca, se inscreveu e amou a primeira aula. “Eu gostei muito de aprender a fazer as coisas, que a gente nem imagina que seja tão fácil. Quero fazer as receitas para minha família.”

Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso de mulheres de toda a cidade, a SMDHS disponibilizou ônibus de forma gratuita, para as alunas. O transporte sai pela manhã às 8h do CRAS de Ururaí, com 3 paradas para embarque: em frente ao Carrefour, na Avenida Nilo Peçanha; na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro; e no Posto Novo Mundo, que fica na Avenida Carlos Alberto Chebabe, 4, no Parque Guarus. No turno da tarde o ônibus sai às 13h, fazendo o mesmo itinerário.
Entre as técnicas e aulas que serão oferecidas, estão: Aproveitamento integral do alimento, que ensinará o aluno a utilizar cada parte dos alimentos, reduzindo o desperdício; Dicas de precificação para que o participante entenda como definir preço justo das criações; Noções de empreendedorismo. Ao final, todos os alunos receberão um certificado de participação.

Crislane Rangel, que mora próximo a Praça Céu, não perdeu a oportunidade e já confirmou o retorno nas próximas aulas. “Vim para ter novas experiências, conhecer mais. Hoje o que aprendi aqui, do doce, e das dicas que a professora deu, eu já vou fazer para vender no fim de ano, no Natal.”

Durante as oficinas, as alunas também participam de um sorteio cujo prêmio é um jogo de panelas para que possam continuar cozinhando em casa.