Com mais de 22 mil atendimentos realizados, “Social + Perto” volta a Pernambuca

O programa Social + Perto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, estará de volta à localidade de Pernambuca na próxima quarta-feira (23). Essa será a 54ª edição do programa, que já esteve no mesmo local em 2022. O atendimento será das 10h às 15h, na Escola Municipal Antônia Lopes. A população de Pernambuca e região vai poder contar com inclusão e atualização do CadÚnico, vacinação, atendimento jurídico, rede de apoio a mulher, esmaltação, corte de cabelo, entre outros serviços importantes.

Idealizado e organizado pela SMDHS, o Social + Perto foi criado em 2022 e, até setembro de 2024, já realizou 22.668 atendimentos diversos em 53 edições, que percorreram bairros, distritos e localidades dos 15 territórios da Assistência Social em Campos. De acordo com um relatório produzido pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, as equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já realizaram 4695 acolhidas particularizadas, 2.245 agendamentos para o Departamento de Identificação Civil e encaminhou 124 pessoas para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda segundo o departamento, também no período entre 2022 e setembro de 2024, foram realizadas 1.741 inclusões no Cadastro Único e 2.285 atualizações cadastrais.

Outras ações mostram a grandiosidade do programa, que também oferta serviços de beleza e de saúde. Foram 2.975 vacinas aplicadas, 1.078 procedimentos de aferição de pressão, 694 avaliações nutricionais, 809 testes de glicemia, 1.052 cortes de cabelo, 723 atendimentos com manicure, 172 penteados feitos por trancistas, entre outros.

“Esses dados mostram o empenho das nossas equipes, que são da nossa secretaria e de outras pastas, em levar serviços importantes para a população que reside em pontos mais distantes do centro do nosso município. Essa foi a ideia inicial do Social + Perto, que passou de 50 edições e percorreu diversos pontos, que é estar perto do povo e levar os atendimentos que geralmente estão nos equipamentos. Cuidar e estar perto das pessoas foram medidas que tomamos durante o primeiro governo do prefeito Wladimir Garotinho e que vamos, com certeza, dar prosseguimento”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.

Além da SMDHS, o “ Social + Perto” conta com outras pastas da Prefeitura, como Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Serviços Públicos; além das subsecretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e Políticas para Mulheres.

CONFIRA OS ATENDIMENTOS QUE SERÃO REALIZADOS NA 54ª EDIÇÃO DO “SOCIAL + PERTO” DE PERNAMBUCA:

Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, BPC/LOAS, Carteira do Idoso).
Atendimento com advogados (Pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS).
Atendimento de CRAS e CREAS
Cadastro no Programa Criança Feliz
Animação Cultural
Corte de Cabelo
Esmaltação
Designer de Sobrancelha
Trancista
Vacinação antirrábica com o CCZ
Rede de apoio a mulher (Ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia).
Atendimento Médico (Clínico Geral)
Vacinação de Rotina, Covid e Gripe
Aferição de Pressão