O Centro de Convivência Usina de Letras, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tócos, nesta quinta-feira (17), a Exposição da Criatividade, evento voltado para a melhor idade que reuniu os trabalhos manuais de 11 artesãs da Baixada da Campista. A exposição foi organizada pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde da UBS com a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS.
Peças bordadas, em crochê, quadros utilizando a técnica de ponto livre, bonecas de pano, entre outros itens decorativos, foram expostos no evento, que contou ainda com uma palestra ministrada pela médica Daniela Maria, sobre o impacto do artesanato na saúde dos idosos. Coordenada pela agente comunitária de saúde, Maria Helena Felix, a exposição nasceu de uma demanda das próprias idosas.
“A ideia surgiu porque muitas das idosas que são assistidas por nós faziam algum tipo de trabalho manual e sempre pediam sugestão de como divulgar e precificar. A partir dessa demanda, nós ficamos pensando em como valorizar e dar visibilidade a esse trabalho. Nós trabalhamos com a saúde, mas também nos preocupamos com o social, com o emocional das famílias e, como em outubro se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, para marcar esse mês, nós resolvemos fazer então a exposição”, explicou Maria Helena.
Rosilane Viana, moradora de Caxias de Tócos, foi uma das expositoras. Além das peças de crochê que produz para vender, ela também realiza um trabalho voluntário produzindo polvos de crochê para doação.
“Eu aprendi a fazer crochê desde criança, sempre gostei. Fazia as peças para vender, mas hoje encontrei um prazer maior, fazendo os polvos para doar para os bebês da UTI do Hospital Plantadores de Cana. Trouxe minhas peças pra mostrar aqui, mas também trouxe um polvinho. Pra gente essa exposição foi muito boa!” – disse, Rosilane.
Para dona Delma Pessanha, que foi conferir os trabalhos de pertinho, a exposição superou as expectativas. “Tudo muito lindo! Vim ver o trabalho de uma amiga, que eu já acompanho e acabei me encantando pelos trabalhos de todas. Agora eu quero aprender para na próxima eu estar aqui mostrando as minhas peças.”