O Escritório Social, equipamento da Prefeitura gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, promoveu nesta segunda-feira (21) um café da manhã especial com os egressos do sistema prisional e funcionários. O objetivo do encontro foi estabelecer a integração entre os assistidos, buscando oferecer bem-estar. Desde a sua inauguração pelo prefeito Wladimir Garotinho, em abril de 2023, cerca de 660 pessoas já foram atendidas com vários serviços, como consulta processual criminal, cível e de família, livramento condicional, questões relacionadas à Vara de Execuções Penais, atualização do Cadastro Único, encaminhamento para o mercado de trabalho e emissão de carteira de trabalho.
Um dos participantes do café realizado pelo Escritório Social foi o Moisés, que atualmente usa tornozeleira eletrônica após um período de prisão. Ele, que já está com novos documentos, conta que se sente em um ambiente familiar quando precisa do atendimento no espaço.
“Eu já estou com os meus documentos novos e estou buscando um emprego. Ainda existe preconceito com as pessoas que saem da prisão no momento de oferecer um trabalho, mas eu sou muito grato pelo atendimento que é oferecido no Escritório Social. Me sinto como se estivesse em família”.
“A ideia é oferecer a dignidade, o bem-estar e a integração entre essas pessoas que passaram por um momento difícil, mostrando que é possível que eles saiam dessa situação e encontrem um novo caminho. De certa forma, um café como esse acaba sendo um momento de distração para essas pessoas que acabaram de sair do sistema prisional. É um encontro para uma boa conversa, troca de informações e escuta”, explicou a assistente social do equipamento, Flávia Reis.
A advogada do Escritório Social Júlia Hauaji reforça que o equipamento, recentemente, firmou uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para a prestação de serviços específicos da Vara de Execuções Penais.
“Como essa Vara é centralizada no Rio de Janeiro, sendo que muitos não têm recursos financeiros, a gente acaba atendendo, através dessa parceria, serviços como livramento condicional e progressão de regime. Além dos egressos de Campos, atendemos também as pessoas que vêm de outros municípios da região”, disse.
O Escritório Social foi criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Escritório Social serve como suporte, não só para os egressos, mas também para as suas famílias em diversas áreas, como saúde, qualificação e psicossocial. O Escritório Social fica localizado na Rua Ypiranga, nº 116, no Centro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.