A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está preparando uma vasta programação em comemoração ao mês da Consciência Negra. Com o objetivo de firmar uma agenda municipal de discussões da pauta racial, o “Novembro Negro” será realizado com atividades culturais, oficinas e palestras e cursos.
Nesta sexta-feira (18), a SIRDH abriu as inscrições para os cursos e oficinas a serem realizados ao longo mês de novembro, que serão de capoeira, jongo, dança dos orixás, balé afro, turbantes, além do curso de letramento racial com o tema “Afrocentricidade”. Os interessados devem se inscrever na sede da SIRDH, que fica localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro, no prédio da antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Os documentos solicitados para inscrição são cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado, além de uma foto 3×4.
Para abrir a programação cultural, na próxima terça-feira (22) será apresentado no Teatro de Bolso Procópio Ferreira o espetáculo “Quarto de Despejo”, monólogo baseado no livro da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. O drama teatral será apresentado pelo ator e diretor Euclides Franco. A apresentação será a partir das 19h, com entrada mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.
Para o subsecretário Gilberto Totinho, a programação do Novembro Negro coloca em pauta questões como o racismo estrutural e recreativo, além de criação da mentalidade sobre a luta do povo preto.
“A grande proposta da Prefeitura, através da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, também é homenagear pessoas que ajudaram, de alguma forma, a criar políticas públicas que contribuem para a eliminação e erradicação do racismo e todas as formas correlatas de discriminação em nossa cidade. Neste mês, ainda vamos apresentar o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, disse Totinho.
No dia 20 de novembro, no Teatro Municipal Trianon, haverá a comemoração dos 10 anos de implantação das políticas públicas para os povos tradicionais de matrizes africanas no município. Abrindo o evento, será apresentada a peça “Carukango”. Também será realizada a formatura dos alunos dos cursos de formação rápida que foram oferecidos pela SIRDH ao longo do ano. Neste mesmo dia e local, haverá a 3ª edição do desfile Black Fashion Day, com modelos negros e negras vestindo moda afro.