Notícias Recentes

Usuários de acolhimentos vão participar de Cantatas de Natal

Os usuários dos abrigos municipais, acolhimentos para onde as pessoas em situação de ruas são encaminhadas, vão participar de uma Cantata de Natal neste ano. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que faz a coordenação desses espaços, e será em parceria com a ONG Orquestrando a Vida, que ficará responsável pelos ensaios para que tudo ocorra em sintonia com a magia do Natal.

A primeira reunião para alinhar a organização do coral natalino foi realizada esta semana. Participaram do encontro a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves; a diretora de Proteção Social Especial, Amélia Lopes, e o presidente da Orquestrando a Vida, maestro Jony William, além de alguns assistidos e diretores de abrigos.

A Cantata de Natal deve acontecer durante os eventos públicos natalinos promovidos pela SMDHS e pela Prefeitura. A subsecretária explica que, neste primeiro momento, será feita a avaliação de aptidão dos usuários para a música e manuseio de instrumentos. A ideia, segundo ela, partiu do secretário Rodrigo Carvalho, que visitou o espaço e sugeriu que fosse realizada uma parceria entre a pasta e a ONG.

“O secretário nos pediu para criar um evento de Natal e Jony abriu o espaço para os nossos acolhidos. Estamos felizes, porque nosso papel é levar dignidade para essas pessoas, mas também a inclusão através da cultura. Agora, nós vamos filtrar nos acolhimentos aquelas pessoas que gostam de cantar e tocar, para assim formar o nosso coral. Será uma parceria que dará bons frutos”, disse a subsecretária.

O maestro Jony conta que a parceria para formar a Cantata de Natal com os acolhidos dos abrigos servirá como uma nova experiência.

“A experiência que a Orquestrando a Vida vai obter será ímpar. Nós já trabalhamos com crianças e jovens da periferia e escolas públicas, mas agora, através dessa parceria, vamos agregar e aprender com o que eles vão trazer. Eu acho que isso vai abrir mais o nosso mundo, fazendo que a gente trate mais a nossa alma e também do semelhante. Vamos aprender juntos, numa só voz, para poder cantar a paz, o Natal, a humildade, que é tudo que a gente mais precisa neste momento. Eu estou muito feliz.

O município de Campos tem 120 pessoas vivendo em acolhimentos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, possui quatro abrigos para onde as pessoas em situação de ruas são encaminhadas e atendidas, sendo eles: Abrigo Manoel Cartucho, Casa de Passagem, Abrigo Lar Cidadão e o Albergue Francisco de Assis (AFA) uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SDMHS. Nesses locais, o assistido passa a contar com um espaço onde pode realizar refeições, higiene pessoal e ter um local seguro para guardar seus pertences. Também são oferecidos atendimentos com profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, além de oficinas e cursos que auxiliam na independência e reinserção dos cidadãos na sociedade.

“Durante a reunião, um dos nossos acolhidos disse que teve a sensação de pertencimento. Muitos passavam pela região da Orquestrando a Vida e sonhavam em conhecer esse espaço. Poder proporcionar essa oportunidade, principalmente de uma coisa tão linda que é a cantar no Natal, a época mais importante do ano, é gratificante para nós enquanto secretaria”, disse a diretora de Proteção Social Especial, Amélia Lopes.

Compartilhe: