Dois equipamentos da Prefeitura de Campos, voltados à política de atendimento à mulher foram visitados nesta quinta-feira (07) pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que estava acompanhada por sua equipe e pela professora Natália Soares, Doutora em Política Social. Entre os equipamentos, estavam o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), ligado à Secretaria de Saúde, e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, ligado à Subsecretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
A parlamentar está percorrendo várias cidades do Estado com a “Caravana pelo futuro” e, em Campos, cumpriu agendas que incluíram ainda a visita ao novo prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos – Campus Centro. “Tivemos o prazer de apresentar à deputada como funciona nossa rede de apoio e proteção à mulher em Campos, incluindo a Casa Abrigo Benta Pereira”, informa a gerente Psicossocial, Layla Tavares.
– Nossa intenção é colocar nosso mandato a disposição para fortalecer mecanismos de combate à violência contra mulher em Campos e no interior. Estamos caminhando pelos municípios com a nossa caravana pelo futuro. Pensando estratégias, conhecendo as demandas e nos articulando para enfrentá-las de forma coletiva – afirma a deputada.
Rede de proteção — Além da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, na Rua dos Goytacazes, número 257, no Centro; Campos conta também com a Casa Benta Pereira, que acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; a recém-inaugurada Sala Lilás no 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública; do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM) e do Programa FortaleSer. Em breve, o município vai ganhar uma Sala Lilás, no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o Instituto Médico Legal (IML) do município.
Em Campos, a prevenção também vem ganhando espaço nos últimos quatro anos com o Projeto Maria da Penha vai às escolas, onde equipes da subsecretaria e do Ceam ministram palestras em escolas públicas e privadas conscientizando sobre relacionamento saudável e apontando os tipos de violência doméstica existentes, como psicológica, patrimonial, moral e física. “Também temos ações no Dia Laranja, no dia 25 de cada mês, além de outras datas importantes nessa luta, e através de parceria com o Governo do Estado, temos ainda os polos do Programa Empoderadas, além de outros projetos”, finaliza Josiane Viana.