Terminaram nesta sexta-feira (22) as inscrições das Oficinas de Natal que serão oferecidas pelo Restaurante do Povo, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Cerca de 50 pessoas, entre homens e mulheres, se inscreveram para participar do projeto, que vai oferecer noções sobre decoração natalina com balões, tranças nagô, megahair com nó italiano e depilação com cera egípcia, pipoca gourmet e guirlanda com materiais recicláveis. O objetivo das oficinas é qualificar e gerar renda rápida aos frequentadores do espaço. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (25).
Cláudia Lúcia Almeida, de 54 anos, foi uma das que garantiu vaga para as Oficinas de Natal. Ela optou pelo workshop de decoração natalina com bolas. “Está chegando o período do Natal e a gente pensa logo em aumentar a renda, né? São muitas coisas que a gente precisa dar conta nesse final de ano. Eu quero um dinheirinho a mais, então resolvi me inscrever nesta oficina para complementar a minha. Eu achei uma ótima iniciativa para todo mundo que frequenta aqui, principalmente porque muitas pessoas que chegam a uma certa idade, acabam não tendo oportunidades”, contou.
Alenilson Valério Ferreira, de 65 anos, do Parque Santa Helena, também se inscreveu. Aposentado, ele escolheu aprender a fazer pipoca gourmet, uma forma de complementar a renda da família. “É a forma da gente trabalhar, ganhar mais um sustento e ajudar em casa. É sempre bom aprender mais uma profissão”, disse.
As oficinas vão acontecer no próprio Restaurante do Povo. Todos os workshops serão disponibilizados em um ou em três dias, dependendo da especialidade, com horários entre 9h e 16h. Os materiais para as aulas serão disponibilizados pelo equipamento.
A gestora de Recursos Humanos do Restaurante do Povo, Vanessa Gonçalves, explicou que a ação já é um sucesso. “A procura foi um sucesso. Muitos aderiram e estão animados para participar das oficinas, que serão rápidas para que essas pessoas tenham tempo hábil para produzir e vender seus produtos para o Natal”, disse a gestora, que acrescenta:
– O equipamento também tem o papel de dar suporte social aos usuários. Aqui é uma referência também para essas pessoas. A partir da solicitação dos frequentadores, a gente possibilita encaminhamento para diversos serviços ofertados pelo município, como Balcão de Emprego, acolhimento nos abrigos, atendimento de saúde, entre outros – finalizou.
Oferecendo cerca de 1.500 refeições/dia, inclusive finais de semana e feriados, o Restaurante do Povo é um espaço frequentado por diversas pessoas vindas de diferentes pontos do município. O Restaurante funciona em parceria com o Programa RJ Alimenta, do Governo do Estado, e foi reaberto pelo Prefeito Wladimir Garotinho em 2021, somando quase 2 milhões de refeições servidas. No local são oferecidos café, almoço e jantar, refeições que garantem a segurança alimentar.