As Oficinas de Natal do Restaurante do Povo seguem a todo vapor. Criadas com o intuito de oferecer a possibilidade de renda rápida neste Natal e final de ano, as atividades tiveram grande adesão dos frequentadores do equipamento e também do público externo. As aulas, que são oferecidas dentro do próprio Restaurante, são de decoração natalina com balões, tranças nagô, megahair com nó italiano e depilação com cera egípcia, pipoca gourmet e guirlanda com materiais recicláveis.
De acordo com os participantes, apenas nesta primeira semana as oficinas fizeram com que eles percebessem habilidades que nem imaginavam ter. Em outros, as atividades já despertaram a vontade de empreender.
Para a oficina de guirlanda, os materiais recicláveis são os maiores aliados à técnica. Sobras de papelão, algodão, fitas e outros produtos são transformados em lindos símbolos natalinos que são pendurados nas portas das residências.
“Usamos o papelão, juta, plástico, fita colorida, algodão. Essas coisas que são sobras de material reciclável a gente está aproveitando para fazer guirlanda ou até as botas de Papai Noel. Tudo isso para que eles possam vender ou enfeitar suas próprias casas”, disse a professora de artesanato Marta Ângela Samary.
Entre as alunas da oficina de guirlanda, Leidi Lúcia, do Jardim Carioca, diz que participa para se distrair, enfeitar a casa e, quem sabe, conseguir um dinheiro extra para complementar a aposentadoria. “Eu gosto muito de mexer com artesanato, porque é muito bom para a minha mente. Eu também penso em conseguir uma pequena quantia em dinheiro para ajudar na aposentadoria. Mas eu também quero enfeitar as minhas portas. Qual dona de casa não gosta de ver tudo enfeitado, né? ”, disse a aposentada.
Tatiana da Silva, moradora da Codin, também é dona de casa. Ela resolveu participar da oficina de depilação com cera egípcia. Ela conta que sempre gostou da área da estética, mas resolveu aprimorar os conhecimentos.
“A área da beleza e da estética é o que eu mais gosto. Quando eu fiquei sabendo das inscrições das oficinas, eu corri e logo garanti a minha vaga. Neste final de ano muita gente quer ficar bonita, homens e mulheres, então, acho que vai ser uma possibilidade para fazer aquele dinheirinho”, contou.
A técnica passada aos alunos é totalmente acessível. De acordo com a instrutora Ana Cristina Ferreira, para fazer uma cera egípcia para depilação os produtos podem ser encontrados facilmente em um supermercado, como mel, açúcar e limão.
“É uma cera reciclável, de fácil acesso e baixo custo. Ela é caseira e feita a base de mel, açúcar e limão. Assim, a depiladora evita custos e o meio ambiente agradece. Além disso, ela garante uma renda melhor, porque não vai gastar tanto e garante mais clientes. E é importante dizer que, apesar de ser com produtos acessíveis, a depilação com a cera egípcia não traz alergia nenhuma ao cliente. Muito pelo contrário. Ela oferece um bem-estar maravilhoso”, explicou.
A oficina de megahair com nó italiano também é mais uma atividade oferecida pelo Restaurante do Povo. A técnica possibilita maior fixação ao couro cabeludo e firmeza para alongamento dos cabelos. Determinada, Rosa Maria Constantino, de 55 anos, já é especializada em tranças, mas viu a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área da beleza. “Decidi participar pela possibilidade de renda. Eu acho que é uma boa forma de você ter dinheiro de um jeito rápido, eficaz e honesto”, disse.
“O Restaurante do Povo, além de garantir a segurança alimentar, quis ofertar essas oficinas que são feitas com materiais acessíveis, orgânicos e de fácil manejo, para que os nossos assistidos tenham essa renda extra no Natal. O final de ano é um período desafiador para todo mundo, principalmente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Então, o papel da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social também é de ofertar atividades, oficinas e técnicas que possam despertar o empreendedorismo, a vontade de obter ganho além e até mesmo um momento de distração”, explicou a subsecretária Grazielle Gonçalves.