Crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, participaram nesta terça-feira (25) da 2ª edição do projeto “Lagoar é Cuidar”, que promove a conscientização ambiental, em Lagoa de Cima. A ação, que contou com coleta de lixo e plantio de árvore, foi acompanhada pela primeira-dama, Tassiana Oliveira.
Na ocasião, os participantes puderam conhecer um pouco da história da Lagoa de Cima, contada pelo guia de turismo Everaldo Reis, da Secretaria Municipal de Turismo. Idealizadora do projeto, a primeira-dama, Tassiana Oliveira, destacou a importância do conhecimento para existir preservação.
“Quantas vezes a gente saí da nossa cidade para conhecer e aproveitar o que nós temos aqui, locais e paisagens como este da lagoa. Ações como essa são fundamentais para que a gente possa conhecer a história dos nossos cartões postais e valorizar, além de cuidar e preservar.”, disse, Tassiana.
A Subsecretaria de Meio Ambiente, com a equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, também participou da ação, levando amostras de plantas e animais, brinquedos recicláveis e uma muda de Paneira, que foi plantada pelos participantes desta edição do “Lagoar é Cuidar” nas margens da lagoa. A árvore é uma espécie nativa da mata atlântica, que produz a paina, parecida com algodão e utilizada na confecção de travesseiros e, na natureza, pelos pássaros para construir suas casas.
Presente na ação, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou sobre a importância da parceria entre as secretarias para promover ação de preservação ao meio ambiente. “Esse é um projeto que foi sugerido pela primeira-dama e que nós desenvolvemos com o apoio de diversas secretarias. É muito importante a gente preservar para poder ter e desfrutar de momentos como esse, em que as crianças aprendem na prática e se divertindo, a cuidar do meio ambiente, descartar de forma correta o lixo.”
Também participaram desta edição o subsecretário municipal de Turismo, Edvar Júnior e a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves.
“Um evento como esse valoriza o patrimônio turístico e cria uma cultura nas crianças de valorização e pertencimento dessa área que é sensacional. É ensinar a fazer o uso correto dos espaços públicos e como preservar, para continuar tendo esse espaço turístico para lazer, pra vida.” Destacou, Edvar.
A segunda edição do “Lagoar é Cuidar” foi promovida pela Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social; com apoio das secretarias de Serviços Públicos; Educação, Ciência e Tecnologia; Turismo; e Subsecretaria de Meio Ambiente.