Notícias Recentes

Desenvolvimento Humano oferecerá diversos serviços no Prefeitura em Ação de Ururaí

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social estará presente na 15ª edição do Prefeitura em Ação, que acontece neste sábado (22), das 9h às 13h, na Escola Municipal João Borges Barreto. Com a estrutura dos seus departamentos, a pasta levará para a população atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), informações sobre o Cadastro Único, corte de cabelo masculino, design de sobrancelha, esmaltação, além de orientações importantes do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), programa da Prefeitura que visa combater o trabalho infantil.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o Prefeitura em Ação é mais uma iniciativa que leva serviços de grande importância aos moradores dos bairros e localidades, possibilitando a cidadania.

“Ficamos sempre muito animados de poder participar mais uma vez do Prefeitura em Ação, que, assim como o Social + Perto, oferece serviços gratuitos, importantes e necessários para a nossa população. Estaremos com informações sobre os CRAS e CREAS, que são equipamentos fundamentais para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, mas que muitas vezes desconhecem que a partir dele elas podem ter acesso aos diversos benefícios municipais, estaduais e também federais”, disse Rodrigo.

Além do atendimento que será oferecido pela SMDHS, outras pastas, programas e projetos do município estarão no evento com serviços gratuitos para a população, como da área da Saúde, Consumidor, Esportes, Educação, Identificação Civil, Qualificação e Emprego e muito mais.

Além do Prefeitura em Ação, a SMDHS já realiza diversos atendimentos sociais em Ururaí, assim como em outros bairros e distritos da cidade. As famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Ururaí são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da própria localidade. Segundo um Relatório Técnico elaborado pela Vigilância Socioassistencial da SMDHS, o CRAS de Ururaí possui 7.851 famílias e 18.338 pessoas no Sistema Cadastro Único, com base nos dados de outubro de 2024. Desse total, dos cadastros ativos no CRAS de Ururaí, além de outras localidades e bairros referenciados, 24% são famílias e 23% pessoas residentes apenas em Ururaí.

OUTROS DADOS

O Relatório Técnico ainda elaborou um perfil dos moradores da localidade. Em Ururaí, de acordo com o número de famílias inseridas no CadÚnico, predomina-se o sexo feminino, representando 59% dos moradores. A faixa etária está entre 0 a 17 anos com 37% do público, além da população de 18 a 39 anos com 31%. Os dados indicam ainda que 62 % das famílias estavam em situação de pobreza, cuja renda é de até R$ 218.

O quantitativo de beneficiários do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família” e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referente às pessoas idosas e pessoas com deficiência da localidade de Ururaí também foi registrado no Relatório. De acordo com os dados, são 2.898 beneficiários do Bolsa Família, 99 com o BPC Pessoa Idosa, além de 125 com o BPC Pessoa com Deficiência.

Compartilhe: