A equipe da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) participou na última sexta-feira (9) da solenidade de inauguração da Sala SOS Mulher 3º Sargento Vaneza Lobão, na sede da 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (6ª DPJM), no bairro Turfe Clube, a convite do secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. Para a subsecretária de Políticas para Mulheres, a Sala SOS Mulher é mais um reforço à política de enfrentamento à violência contra a mulher.
“A Sala SOS Mulher representa mais um avanço no enfrentamento à violência de gênero dentro das instituições. Temos uma rede de proteção, que inclui a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); o Abrigo Sigiloso Casa da Mulher Benta Pereira; a Patrulha Maria da Penha e a Sala Lilás, da Polícia Militar; além da Sala Lilás, que funciona no IML de Campos”, reforça a subsecretária Josiane Viana.
O projeto foi idealizado pela comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), tenente coronel Carla, em parceria com o comandante do 30º BPM, coronel Ferreira. A Sala SOS Mulher é voltada ao acolhimento e apoio às policiais militares, esposas de policiais e seus familiares que tenham sido vítimas de violência, promovendo um ambiente seguro, sigiloso e de escuta qualificada.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Menezes, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do projeto, destacando a valorização e o cuidado com as mulheres que integram a corporação e as famílias dos policiais militares. Em um gesto de sensibilidade e respeito, a sala recebeu o nome da 3° Sargento Vaneza Lobão, policial militar que foi morta em serviço e também vítima de violência em novembro de 2023. A homenagem eterniza seu nome como símbolo de coragem e de luta por justiça e dignidade para todas as mulheres”.
Também participaram da solenidade o comandante do 6º CPA, coronel André, e o comandante do 8º BPM, tenente coronel Arthur, além de diversas autoridades civis e militares, que prestigiaram esse importante avanço nas políticas institucionais de apoio à mulher.
A tenente coronel Carla falou sobre o objetivo da Sala SOS Mulher. “Buscaremos fornecer o apoio, a informação e o acolhimento, garantindo que cada mulher ou cada familiar que entre por essa porta saiba que não está sozinha. Seus desafios serão ouvidos, respeitados e passarão a ser os nossos desafios”.