Notícias Recentes

Mutirão de Atualização do Cadastro Único atende famílias de Travessão

O distrito de Travessão de Campos recebe nesta quinta-feira (22) o Mutirão de Atualização do Cadastro Único, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que teve início na quarta (21). O objetivo é atender famílias que estão com o CadÚnico desatualizado ou com programas sociais suspensos ou cancelados, como o BPC LOAS e o Bolsa Família.

Para essa ação, foram distribuídas 1.200 senhas, sendo 600 para cada dia, para que o atendimento ocorresse de forma tranquila. As famílias são atendidas em horário marcado, com atendimento a partir das 9h.

“Eu achei uma estratégia boa, porque tem muita gente precisando de atendimento. Foi perfeito esse mutirão. Foi muito bom vocês terem feito essa ação, porque vai ajudar muito a população”, elogiou Lélia da Costa, moradora de Travessão.

Esta é a quinta ação voltada para a atualização do Cadastro Único. Em abril, três mutirões foram realizados em pontos diferentes, como Goitacazes, Parque Guarus e Centro. Em fevereiro, duas ações foram realizadas no Jardim Carioca. Quase 8 mil pessoas já foram atendidas. De acordo com a coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira, a estratégia está sendo adotada, inclusive com distribuição de senhas, com o objetivo de facilitar o acesso e atingir o maior público.

“Essas ações são importantíssimas para a população, porque a gente oferta mais um caminho de atendimento. A gente atinge um grande público dentro do território, evitando deslocamento para outras áreas, como o Centro. O Mutirão está organizado, com credenciamento, com horários específicos para as famílias serem atendidas, locais para sentar e com agilidade”, disse Kamila.

A coordenadora ainda explicou que, além dos mutirões, as famílias que estão com pendências no CadÚnico têm outras opções para o procedimento de atualização, como o agendamento que é aberto pelo site todas as sextas-feiras.

“A gente tem outras formas de atendimento. A gente atualiza através de visitações domiciliares, quando atualizamos os cadastros das famílias que estão sendo alvo dessa busca ativa. Também existe a atualização a partir do agendamento aberto às sextas-feiras, com atendimento realizado nos CRAS. Além disso, realizamos o procedimento nas outras ações promovidas em nosso município, como Prefeitura em Ação, Social + Perto, entre outros”, explicou.

Jéssica Carla Ferreira foi atendida em Travessão e saiu da Vila Olímpica com o CadÚnico atualizado. “Graças a Deus eu estou indo embora cadastrada. Minha filha é beneficiária do BPC LOAS e sem o Cadastro Único ficaria difícil”, disse a moradora.

Compartilhe: