O Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado anualmente em 19 de agosto, será marcado em Campos com a realização de uma Roda de Conversa Cantada. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, através do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua de Campos dos Goytacazes (CIAMP), vai acontecer na Praça da República, a partir das 14 horas, aberto ao público.
Na ocasião serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como atendimentos médicos, Varal Solidário, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, esmaltação de unhas, entre outros. Segundo a presidente do CIAMP, Úrsula França, o evento tem
como objetivo promover inclusão e pertencimento.
“Mais do que apenas uma comemoração, este é um chamado à ação. É o momento de unirmos forças para transformar a vida de quem vive nas ruas, de desconstruir preconceitos e de lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. A roda de conversa cantada será o momento que nos permitirá ouvir as histórias, conhecer as dificuldades e, principalmente, reconhecer a humanidade por trás das estatísticas. É uma oportunidade para entender que a rua não é uma escolha, mas sim o resultado de um processo de exclusão social.” Explicou, Úrsula.
Neste ano, a data também celebra a sanção da lei Nº 15.187, de 4 de agosto de 2025, que institui o Dia da Luta da População em Situação de Rua, a ser celebrado, anualmente, no dia 19 de agosto. A data escolhida rememora a Chacina da Praça da Sé, marco trágico da violência institucionalizada contra os “invisíveis urbanos”. A lei tem como objetivo reconhecer e promover a luta dos indivíduos e grupos que vivem em situação de rua, ressaltando a importância da dignidade e dos direitos humanos.
Confira a programação:
14h00 – Acolhida e recepção
14h15 – Abertura oficial
Leitura da Lei que institui a data
Fala de representantes do CIAMP
Apresentação das instituições envolvidas na mobilização.
15h00 – Sessão cultural e artística
Poesia “A Rua” – Autora: Pollyanna de Souza Carvalho – publicada na Teia Cultural do IFF/Centro
Poesia e música no violão – Lorraynne Pereira – estudante do SESO/UFF – Campos
Participação de usuários, trabalhadores e representantes da rede
16h00 – Apresentação musical
América Rocha
Pipoca
17h00 – Encerramento
Atendimentos durante a programação:
Faculdade de Medicina de Campos – Atendimento médico com acadêmicos de Medicina, incluindo aferição de pressão arterial, verificação da glicemia capilar e orientações de saúde.
Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) – Oferta de preservativos masculinos e femininos, além de orientações sobre a prevenção das ISTs.
Grupo Católico Juntos pela Misericórdia /Varal Solidário – Disponibilização de roupas e calçados para quem precisar.
DPP/Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Barbeiro, design de sobrancelha e manicure.
CNRa – Ofertando escuta e acolhimento das demandas de saúde.
Centro de Cidadania LGBT Norte Fluminense – Divulgação do Serviço.