Notícias Recentes

Psicólogos da Assistência Social participam de roda de conversa e café da manhã

O Dia do Psicólogo, comemorado nesta quarta-feira (27), foi marcado por uma roda de conversa entre alguns profissionais que atuam nos equipamentos e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O encontro, que aconteceu no auditório da ONG Orquestrando a Vida, foi realizado pela pasta para comemorar a data e reforçar a importância dos psicólogos dentro da Política de Assistência Social. Um café da manhã também fez parte da comemoração.

O secretário Rodrigo Carvalho participou da comemoração pelo Dia do Psicólogo, acompanhado do subsecretário Executivo da pasta, Fagner Azevedo, e a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos.

“Dentro da Política de Assistência Social, os psicólogos são essenciais porque eles fortalecem os vínculos, promovem a dignidade e transformam realidades. O pilar da Assistência é baseado na escuta, no cuidar das pessoas de forma humanizada e técnica. Os psicólogos, em parceria com os assistentes sociais, cumprem um papel importantíssimo nesse olhar diferenciado, que é necessário para a gente ter a humanização aliada à técnica”, destacou o secretário.

Através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem cerca de 50 psicólogos que trabalham em conjunto, por exemplo, com assistentes sociais na composição das equipes técnicas que atendem famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os profissionais estão divididos entre os diversos equipamentos da Secretaria, como no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, os Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, além de abrigos, projetos e programas sociais.

“A gente trabalha com a acolhida e faz um trabalho de rede, em conjunto. O psicólogo aparece como o profissional que pode dar uma escuta, não só de saúde mental e de consultório, mas de forma social. E isso não de um benefício específico, mas de uma estrutura que pode dar ao indivíduo toda uma segurança. Não só a segurança alimentar ou ela propriamente dita, mas também a segurança como cidadão”, disse a psicóloga Aline Wagner de Azevedo, que atua há mais de 15 anos no SUAS.

O setor de Psicologia no município de Campos foi criado há 38 anos. No Brasil, a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil completou 63 anos em 2023. O Dia Nacional do Psicólogo integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogos em todo o país.

Compartilhe: